sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Dilma não se reelege em 2014!

A presidente Dilma Rousseff seria eleita no primeiro turno das eleições em três dos quatro cenários avaliados por uma pesquisa do instituto Ibope divulgada nesta quinta-feira (24). Contra o senador mineiro Aécio Neves (PSDB) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), tidos como os oponentes mais prováveis, a petista teria 41% dos votos --mais do que a soma dos adversários, que ficariam com 14% e 10%, respectivamente. Fonte Folha. 

E daí?

Sabemos que as eleições só acontecem em outubro de 2014, precisamente no dia 5 de outubro.  O tradicional jornal, bem destacou, que a presidente Dilma seria eleita no primeiro turno se as eleições se o pleito fosse realizado hoje, ou melhor dizendo na quarta-feira passada, dia 24.

Na minha análise considero número alvissareiro para a oposição.  O número reflete em cima de quadro econômico totalmente conjuntural.   Digo conjuntural, porque, a economia está engessada ou controlada pelo governo, conforme inúmeras matérias que já postei neste blog.

O monstro da inflação está dominada, por hora, com dólar depreciado ou real valorizado artificialmente.   Está dominado pelo controle sobre tarifas administradas como combustíveis e energia elétrica.  Esta é política econômica (sic) equivocada da presidente Dilma, que foi alertado nesta semana pelo "auditor" das contas públicas, o FMI.  

À despeito do engessamento da economia, no nível macro, o plano econômico eleitoreiro está fazendo água.  A economia está sendo, gradativamente dolarizada, grande parte por conta da emissão do título de dívida pública atrelado à variação cambial, num volume expressivo, US$ 100 bilhões, volume que será lançado até o final deste ano.  Enfim, o mercado financeiro está perdendo confiança no real, algo semelhante ao que está ocorrendo na Argentina.   Se bobear, teremos o efeito "tango".

Ao bolso de cada cidadão, no meu, no seu e no do povo, a inflação está longe, põe longe nisso, daquela anunciado pelo governo, ou seja IPVA, dentro da meta do Banco Central de 4,5% com margem de 2% para cima ou para baixo.  O teto da meta tão "comemorado" pela Dilma e sua equipe, está ao redor de 6%.  Quem acredita que inflação do bolso do reles cidadão brasileiro está em 6% nos últimos 12 meses?  Isto é piada?  Já postei matéria sobre este tema, recentemente, para melhor compreensão do fenômeno.

Ainda neste ano ou no raiar do ano que vem, a Petrobras fará o reajuste de combustíveis, inexoravelmente.  Dentro do quadro exposto acima, o reajuste de combustíveis será como, literalmente, jogar gasolina na fogueira.   O reajuste de tarifas de energia acontecerá no primeiro trimestre do ano próximo, conforme previsto no contrato de concessão de cada Companhia.  E ainda por cima a tarifa de energia virá com péssima novidade, ou seja selos para pagar energia gerada pelas térmicas.  

O parque industrial brasileiro está à beira da falência por conta do dólar depreciado.  As importações estão vindo com toda força.  Os chineses, coreanos e japoneses estão vindo com todo vigor, desnacionalizando as poucas companhias brasileiras.  Daqui a pouco, o brasileiro estará falando a língua da terra do Xi Jingpin, o mandarim.  

Nada contra chineses, coreanos ou japoneses, mas brevemente os ícones dos empresários brasileiros como os Ermínio de Moraes hoje, ou Matarazzo de ontem, ficarão apenas na saudosa história da colônia portuguesa.   Os novos empresário, como os Batistas, o da OGX e JBS, desaparecerão na mesma velocidade que se despontaram como ícones de empresários bem sucedidos.  Aliás, o primeiro Batista já se afundou com os seus castelos de papel. 

O quadro econômico do ano que vem, as medidas econômicas represadas por interesse eleitoreiro, querendo ou não a equipe econômica, mudará inexoravelmente.   No regime de livre mercado, mesmo não sendo totalmente, o governo pode controlar a inflação por um algum tempo, mas não tem condições de controlá-la todo tempo.  Quando explodir, deverá tomar medidas amargas para contê-la.  Não tem remédio doce.  Todo remédio é amargo, sobretudo para população de classes C, D e E, reduto petista.

Por estas razões expostas, acredito que o quadro das preferências eleitorais para o ano que vem, será totalmente diverso deste apontado pelas pesquisas anunciadas. 

Muitas águas vão rolar debaixo da ponte até 5 de outubro de 2014!

Ossami Sakamori

10 comentários:

Die Lesung aus ubrals disse...

Em relação ao FMI a opinião do Fantoche deve refletir a opinião de Lula, em recente discurso em Portugal http://www.portugues.rfi.fr/mundo/20131023-lula-participa-de-lancamento-de-livro-em-lisboa-e-se-encontra-com-premie-portugues

Falaziede disse...

Excelente o seu texto, muito coerente com a realidade atual e com perspectivas futuras.

Luciana Dias disse...

Eu espero que o povo acorde em 2014. Quero parabeniza-lo pelo blog. É bom ficar informada sobre as questões relacionadas a Política Brasileira.

Izidoro De Castro disse...

Excelente comentário de Alerta Geral, SakaBrasil.

Sérgio Franzão disse...

Gostei do que li. Luz no final do túnel. Valeu

Anônimo disse...

Muito bem colocado Saka-san! É por aí. Não sou economista, não tenho o seu conhecimento econômico, mas sei por indução o quanto seu texto está correto. Abraços da deinha-san.
PS: Sem contar o fato da manipulação e controle do DESgoverno sobre tudo, inclusive, pesquisas.

Unknown disse...

Amigo, parabens como sempre, suas previsões são reais! Nao sei mais o que eles inventarão para continuar enganando as classes C, D e E. So o tempo dirá. Quando o mentor dessa sujeira toda sairá do cenário brasileiro? Essa sim e a principal questão, ate quando um Presidente continuará a ser manipulado por pessoas gananciosas e perigosas? Abs

Neide Pissoler disse...

Matéria excelente, onde podemos ver com clareza o cenário político econômico atual e o que nos espera, se continuam os desmandos e manipulação do governo. Abs

Anônimo disse...

DILMA JA PODE FESTEJAR....2014 A 2018, E O BRASIL CONTINUARÁ A CRESCER EM TODOS OS SENTIDOS.

Unknown disse...

O problema que não temos opção a essa corja que está ai!!! Daqui a duas gerações quem sabe. Eduque seus netos e bisnetos pra um país melhor. Boa sorte!!!