Receba novas matérias via e-mail adicionando o endereço

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

DILMA DIZ QUE VAI CONSTRUIR 800 AEROPORTOS!


A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira (12), em Paris, que o governo pretende construir 800 aeroportos regionais no Brasil nos próximos anos. Segundo Dilma, o país tem dimensões continentais e enfrenta um gargalo de infraestrutura. "Os números no Brasil geralmente são muito grandes. Nós pretendemos fazer 800 ou mais aeroportos".  Fonte: Folha.

Eu acho que a presidente Dilma pirou de uma vez!  800 aeroportos! Mesmo que sejam pequenos, os investimentos não serão pequenos, porque os aeroportos demandam investimentos significativos porque deverão estar providos de infraestruturas como acesso, sinalização, estação de embarque, além da pista propriamente dita.  

Bem, vocês sabem o por que a Dilma privatizou a operação dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília, não sabem?  Pois o governo federal não tinha nem estrutura e nem a grana para tocar as ampliações destes 3 terminais aeroportuários.  Sobre esses 3 terminais, eu já fiz observação de que as concessões estão sob RDC (Regime Diferenciado de Contratações), portanto, sujeito ao acréscimo de custo de investimento em até 100% do valor original, corrigido.  Isto, certamente levará ao aumento de tarifas, conforme prevê o contrato de concessão.  Isto o povo não sabe, mas está nos contratos com as concessionárias.

Se a Dilma colocar os 800 aeroportos no programa PAC, automaticamente cai no RDC que permite aditivos de até 100% do valor do contrato original.  Se estas obras realmente vier a ser executados, vai ser um festival de maracutaia.  Este tipo de obras, que podem ser licitadas sem os projetos executivos, vão ser filé mignon para empreiteiros de obras, fonte seguro de desvio de dinheiro público, ou seja do contribuinte.  Já que o DNIT está sob holofote, Dilma está inventando novas fontes de financiamento da sua campanha, via Caixa 2.

Se alguém pensou que a Dilma seria diferente do Lula, está redondamente enganado.  A aluna está superando o mestre, em tudo, inclusive nos mensalões.  Agora, é tudo "mega" !  A nossa presidente é especialista em fazer "agenda positiva", mas é ruim na hora de executar os projetos.  Ela se especializou em fazer "espumas" para vender imagem de gerentona.  Mas na hora de executar, peca.  Ela quer e quer, de qualquer jeito, reeleger-se em 2014, apesar da sua condição de saúde precária.  Sem querer, lembrei-me do comandante Hugo Chavez da Venezuela.  Eles estão cada vez mais parecidos até na fisionomia.  Ou estou errado?  

Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi professor da UFPR, filiado ao PDT.  Twitter: @sakamori12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não há censura ou moderação nos comentários postados aqui.
De acordo com a legislação em vigor, o editor deste blog é responsável solidário pelos comentários postados aqui, inclusive de anônimos.