É preciso ser muito incompetente para não fazer que o Brasil alcance o mesmo patamar de desenvolvimento das maiores economias do mundo, o G-7, composto pelos Estados Unidos, China, Alemanha, Japão, Índia, Reino Unido e França, com PIB - Produto Interno Bruto, acima de US$ 3 trilhões. O que estes países tem que o Brasil não tem?
O nosso país, o Brasil, tem extensão territorial que os países como Alemanha, Japão, Reino Unido e França não tem. São 8,5 milhões de Km2, que vai da imensidão da floresta Amazônica, cobiçada pelo mundo todo, devido às florestas quase intactas e bacia do rio Amazonas e seus afluentes que desaguam que desaguam cerca de 210.000 m3/s ou equivalente, a 210.000 caixa d'água de uma residência, por segundo, na região norte. No extremo sul, é composto por uma região pastoril de planícies, com coxilhas cobertas por campos. Entre as extremidades, há uma vasta terra, essencialmente, de planícies, propícios para agricultura mecanizada. Qual é o País do G7 que tem as condições semelhantes?
O Brasil tem pessoas qualificadas, de técnicos de fábricas aos administradores financeiros, requisitados pelos países do Primeiro mundo, como Europa e Estados Unidos. Há também, mão de obra menos qualificadas, requisitadas pelo mundo todo, de Europa ao Japão. Há no País, centros universitários, de excelência, que formam pessoas que entram no mercado de trabalho, razoavelmente, preparados. Somos os formadores de mão de obra qualificada para produção.
Se o País possui extensão de terras férteis e climas amenas, que não se encontra em nenhuma parte do mundo e população que se comunicam com a mesma língua, a portuguesa, com razoável cultura, de norte a sul e de leste a oeste, com mão de obra razoavelmente, qualificada. É inadmissível que um país com características geográficas descritas, com 203 milhões de habitantes, um povo com cultura razoável para exercerem as funções que lhes são oferecidos, ainda se encontre "patinando" em "lamas" de má administração pública e eivado de corrupção, sem um objetivo definido, governado, sistematicamente, por governantes, sem a visão necessária para conduzir o País a ocupar posição de destaque, no mundo econômico/social global.
As fórmulas macroeconômicos para o sucesso econômico de um país, já foi mostrado em matérias precedentes. Há que eleger uma "política econômica" consistente, bem fundamentada e experimentada pelos países do Primeiro Mundo. O País, sempre, se preocupou em atender a política, com "p" minúsculo, do "clientelismo eleitoreiro", não se importando com a "política econômica" que levaria o Brasil ao patamar dos países dos 7 grandes, o G7. Brasil é muito mais do que os políticos querem fazer crer.
Acorda, povo brasileiro!
Ossami Sakamori
Um comentário:
Parabéns pelo excelente conteúdo Sakamori, faz tempo que não falamos, saudades dos bons tempos e dos grandes desafios da juventude, quando puder me ligue, abs
Postar um comentário