segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Acorda, Brasil !

 

Ontem, dia 25 de fevereiro, houve manifestação popular, convocado pelo ex-Presidente da República pelas redes sociais, na Avenida Paulista, na capital paulista.  A manifestação, foi pacífica, marcada pela demonstração da população em defesa da democracia, demonstrada ostensivamente, com bandeira do Brasil.  Segundo noticiário da grande imprensa, houve presença maciça da população, ordeiramente, entre 650 mil a 750 mil pessoas.  Isto é um capital político, invejável. 
          O ex-presidente da República é acusado pelo STF de tentativa de golpe, não se sabe exatamente, se o referido golpe seria golpe militar ou civil.   Curiosamente, a referida tentativa de golpe é recheado de "evidências", como "minuta" espalhado entre os diversos atores da vida política brasileira.   Circulou-se, segundo imprensa, até uma reunião da preparação do golpe, gravado, com mais de 20 integrantes, aparentemente, numa reunião ministerial da gestão do ex-Presidente.   Estas "evidências" me lembra as histórias de "carochinha", ouvidas por este, ao longo da infância.  
           Beirando aos meus 80 anos e universitário que foi em 1964, o ano em que houve o efetivo "golpe militar", que perdurou ao longo dos 20 anos seguintes.   Golpe militar que conheci ao longo dos anos, deu início em março de 1964, com tanques do Exército ostensivamente posicionados em locais estratégicas, com notícias veiculadas das adesões dos comandantes dos Exércitos da época.  O restante da história real, vocês já conhecem, que só veio a encerrar com a eleição indireta do mineiro Tancredo Neves e seu vice, o José Sarney pelo Congresso Nacional.
            Essa história dos tempos atuais, de tentativa de golpe levantada pelo STF, mais parece um "revanche" política/jurídica pessoal do que uma história real.   Aos olhos da população brasileira, os episódios noticiados pela grande imprensa estão recheados de brigas/revanches pessoais do que de um embate político/jurídico.   
             Espero que, diante das manifestações de apoio ao ex-Presidente, encerre de vez, as disputas eleitorais no "tapetão", como diria um comentarista esportivo.   O Brasil não pode dar o luxo de "perder tempo" com disputas políticas insanas e voltar-se ao trato do desenvolvimento real e sustentável, para melhoria da qualidade de vida da sua população.
             Acorda, Brasil !

            Ossami Sakamori               

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo plenamente com tudo 👍👍👍. Só “ precisa combinar com os russos “ ( stf e a esquerdalha) . Para quem não sabe este trecho entre aspas é do Garrincha ( craque da antiga seleção brasileira)!