sexta-feira, 15 de maio de 2015

Economia BR. O pior está por vir.

Crédito da Imagem: O Estadão

Não é nada agradável comentar sobre o desempenho negativo da economia do Brasil. No entanto faz parte do propósito deste blog de comentar sobre o que se passa no País.  Notícia boa ou notícia ruim, estaremos comentando aqui. 

A última notícia vem do IBGE sobre o desempenho do comércio varejista no primeiro trimestre deste ano. Houve recuo no volume de venda do comércio varejista em 4,4% em comparação ao mesmo período de 2014, que já tinha apontado estagnação em relação ao ano anterior.

O índice do primeiro trimestre é o pior resultado desde mesmo período de 2003, isto é há exatamente 12 anos. Coincidência ou não, primeiro ano do governo do PT. O mês de março deste ano em relação ao mês de fevereiro a queda foi de 0,9%, indicando a continuada desaceleração da economia. 

Esta queda do comércio varejista faz parte do quadro da economia já prognosticado por este blog em 20 de fevereiro deste ano e confirmado nos prognósticos posteriores de 20 de março e 20 de abril. A contração ou retração da economia, previsto por este blog para este ano é de 2,5%. Nenhum dado novo faz com que façamos ajustes neste número, pelo contrário está cada vez mais real a retração da economia do País terminar o ano de 2015 em 2,5%, contrariando a previsão da imprensa em geral e em particular dos articulistas de renome.

O motivo para a retração da economia, já foi dito por este blog, se baseia no próprio ajuste fiscal do Joaquim Levy e na contração da economia em função do desmonte da Petrobras e dos carteis de fornecedores da própria Companhia. O efeito fica potencializado em função de interdependência dos riscos do sistema Petrobras, sistema BNDES, carteis de empreiteiros e Fundos de Pensão, já comentado por este blog.

Não há nada que mude no horizonte nos próximos meses, para justificar otimismo. Posso afirmar sem medo de errar, que o pior ainda está por vir.

Ossami Sakamori



5 comentários:

Anônimo disse...

Quadrilheiros comandam o Brasil.
O que esperar desses ratos?

Unknown disse...

Para onde posso mudar ?

Unknown disse...

Para onde posso mudar ?

daniel camilo disse...

Agora é: Salve-se quem puder, ou: Mais caldo no feijão que chegou mais um, ou: Pouca farinha, meu pirão primeiro, ou: Cada qual puxa a sardinha para sua brasa, ou: Na falta do filé, vai carne de 2ª mesmo. Temos que mudar nossos hábitos ou preferências, só não podemos deixar de visitar o blog do Sakamori.

Anônimo disse...

E se o panaca do joaquim levy mais o seu ajuste fiscal fossem tomar no cu mais a bipolar tresloucada da sapatão? Demitam-se e deixem em sossego os brasileiros, porque no palacio do planalto não falta boa alimentação.