segunda-feira, 25 de maio de 2015

Dilma entra na zona cinzenta

Crédito de imagem: Exame

A semana começa com o governo Dilma em zona cinzenta. As definições na área econômica com votação das medidas de ajustes fiscais no Senado Federal, está fazendo água. Pior de tudo, os votos contrários às medidas de ajustes estão vindo do próprio partido da Dilma, o PT. Se as medidas aprovadas na Câmara dos Deputados não forem votados como veio, será o início do fim do governo Dilma.

Amanhã, terça-feria, dia 26, reinicia a discussão sobre a primeira medida que veio da Câmara. A votação foi jogada para esta terça porque nas discussões preliminares, os próprios senadores do PT, ensaiaram uma rebelião ao Planalto, em função das medidas que tiram os direitos dos trabalhadores, em especial. Esta situação deve perdurar com fatos novos. 

Michel Temer teve uma semana para costurar o apoio dos senadores do PT, com as armas que tem na mão: nomeações. Deve ter corrido muita "toma-lá, dá-cá". Como o pagamento de propinas está, temporariamente, suspensos em função da Operação Lava Jato, Temer conta apenas com "DAS" como moeda de troca. Isto é muito pouco para os senadores que recebiam polpudos reforços de caixa através de dinheiro dos carteis de empreiteiros da Petrobras. Refiro-me aos senadores da base aliada.

Outro fato importante que está passando ao largo dos comentários da imprensa e dos articulistas políticos é que a Dilma deu o tiro no pé ao colocar nos cortes anunciados de R$ 69 bilhões do orçamento, as verbas das "emendas parlamentares" deste ano. São R$ 24 bilhões de obras de interesse dos parlamentares que foram ceifadas integralmente. As emendas parlamentares são importantes para os próprios se manterem umbilicalmente ligados à base que os sustenta. Isto vai causar estrago maior do que distribuição de cargos "DAS" pelo Temer.

Tem um fato político importante que não pode ser ignorados. Essta semana, há vários congressos de entidades com temas ligados ao ajustes fiscais em discussão no Senado. Um dos fatos importante, também, é o do Movimento Brasil Livre quer #OcupaBrasilia27Maio , e entregar o pedido de #ImpeachmentDilmaJa  ao presidente da Câmara Eduardo Cunha. Embora, gesto mais simbólico do que prático, isto dá visibilidade ao assunto na imprensa, justamente na semana que tem votações importantes no Senado Federal.


O governo Dilma entra na "zona cinzenta". Isto poderá ser o início do fim da era do PT no poder. 

Ossami Sakamori




7 comentários:

Anônimo disse...

Fico pasma com a imobilidade desta oposição medrosa. Nós brasileiros temos que nos virar sózinhos contra este desgoverno. Esta MARCHA demonstra nossa indignação, vamos participar ativamente convocando as pessoa. Ótimo artigo Professor parabéns!

Unknown disse...

.o pt passa longe d ser um partido.e sim uma facçao criminosa!e agora o povo q os colocou em brasilia se esconde d sua responsabilidade.fica paralisado em perplexidade!

Anônimo disse...

E qdo vão continuar as manifestações contra essa quadrilha?

virginialeite.blogspot6.com. disse...

Excelente artigo !
Esse movimento tem que ganhar mais força pois não ´podemos , infelizmente, contar com a "oposição " que não se posicione nunca a favor do povo .

Anônimo disse...

Se não houver uma manifestação armada contra o atual STATUS QUO nada vai acontecer.Todo mundo está comprado,incluindo a tal oposição,que são petistas disfarçados...

daniel camilo disse...

Tem a Marcha dos Prefeitos que já estão em Brasília para protestar contra o corte de verbas aos Municípios feito pelo Governo Dilma. Os municípios mais pobres sofrem mais pois arrecadam menos e precisam da verba Federal para quase tudo em Educação, Saúde, Segurança, Habitação e até Alimentação.

Anônimo disse...

Senhor Ossami

Não é tanto assim como escreve:

"A semana começa com o governo Dilma em zona cinzenta."

Começa nada! O "deus" FDP lulla resolve tudo com chantagem! È como limpar as bundinhas a bebés.

Quanto a michel temer que teve uma semana para costurar o apoio dos senadores do PT, com as armas que tem na mão: nomeações enão consiguiu, a ex-KGB atual FSP, arranja uma rapariga de programa de preferência Minas Gerais, com o corpo igual, coloca uma mascara sintetica igual á da cara da mulher do temer, e põe ela na cama com vários e possantes homens.
Depois é só ameaçar o "corno" de divulgaram as fotos se ele chatear muito.
Eles são bons nisso. Muito bons mesmo. Conheço diversos casos.
E no final, dima vai reinar durante 4 longos anos.