quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Petrobras aumenta combustíveis!


A Petrobras anunciou o aumento de combustíveis à vigorar à partir de hoje, na refinaria. O aumento foi de 6% para gasolina e 4% para diesel. A Companhia já tinha feito reajuste no dia 24 último, o preço do gás em média 11%. 

O reajuste dos combustíveis já foi anunciado por este blog desde segundo trimestre deste ano, em sucessivas matérias. Este blog estimou a média de aumento entre 6% e 10%, que seria aplicao no mês de setembro. Na  última matéria referente aos combustíveis, aventamos a possibilidade de o aumento vir embutido de aumento da CIDE, mas isto não ocorreu. No entanto, não está descartada o aumento da CIDE, se o Congresso Nacional não aprovar a nova CPMF.

O aumento dos combustíveis era esperado com a valorização do dólar que vem ocorrendo ao longo do ano. Apesar de preço internacional de petróleo estar num patamar estável, em torno de US$ 45 o barril, tipo WTI, o que pesa, ironicamente, é o custo de exploração do pré-sal, considerando a cessão onerosa da reserva, está ao redor de US$ 60, segundo a própria Petrobras. Para a Petrobras, custa mais barato importar petróleo do que extrair o pré-sal do Tupi. Esta é outra propaganda enganosa que o governo Dilma vem passando à população.

Apenas para se ter ideia, o Brasil consome cerca de 3,5 milhões de barris dia de petróleo equivalente. A Petrobras produz cerca de 2,5 milhões de barris dia equivalente. O País importa cerca de 1 milhão de barris dia em petróleo e gás equivalente. Com o dólar no patamar de RS$ 4,00 era de se esperar o aumento de combustíveis. No meu entender, o aumento de 6% para a gasolina e 4% para diesel em real, não recompõe o preço de combustíveis. 

Assim, vai  ficando "represado" uma boa parcela dos custos. O governo Dilma do segundo mandato continua cometendo o mesmo erro do engessamento de tarifas públicas. No meu entender, teria que haver um "choque de gestão" na administração pública. Manipulação de dados é o que mais sabe fazer a equipe econômica da presidente Dilma. Desse jeito, o País caminha celeremente para o "junk".

Com o aumento de combustíveis, faltando três meses para terminar o ano, é certo que haverá repique na inflação. A inflação oficial deste ano, não terminará o ano abaixo de 10%. Vamos ver, como fica a popularidade da Dilma, após o aumento de combustíveis. Não há almoço grátis. A Dilma paga hoje o preço da ignorância, incompetência e arrogância. O preço quem paga é a população. 

Que vão para inferno, o PT e leve junto o PMDB!

Ossami Sakamori












13 comentários:

Anônimo disse...

Caro professor,
Também gostaria que fossem para o inferno todos os políticos,em todos os níveis,sem excessão,pois juntos não valem casca de banana.São tão inúteis como verniz para asa de barata.

daniel camilo disse...

Um amigo meu comprou um cão de guarda de um canil e o colocou em sua casa para guardá-la. Um dia depois, ele notou que haviam roubado a casa. Então ele denunciou aos policiais que resolveram observar a casa, de noite, escondidos no jardim. Após anoitecer eles notaram que um sujeito chegou até a grade do muro da casa e após um assovio o cachorro correu até ele, abanando o rabo. Depois o sujeito amarrou o cão na grade e entrou na casa. Na hora que ia sair com o que roubou, a policia o prendeu. Surpresa: o sujeito ladrão era o antigo treinador do cão.
Lula treinou Dilma e a vendeu ao Brasil como gerentona. Depois de eleita, Lula voltou ao Palácio, amarrou Dilma(ela não consegue governar sem ele) e Lula então ficou livre para roubar o Brasil. O dono do Brasil(povo) viu e chamou a polícia que o observa lá de Curitiba. Mas, quando Lula será preso? Já roubou tanto!

Eli Reis disse...

Sakamori acertou mais uma!

Unknown disse...

Sabe, parece que ser roubado não importa mais.Se ñ existe punição a ñ ser para o povo, então para que existe polícia ? Metaforicamente, lógico. Só sei que, o $$$$$ para quem sustenta os ladrões está no fim e aí a Madame vai nos usar como escravos ? Lógico com o lucro dividido com os outros poderes. É a infâmia que sofre o povo, além de ser roubado, humilhado,agora vai ser escravizado,,,,,,,isso é o Brasil.

Anônimo disse...

Parabéns,sr.Daniel.
Linda analogia.Pena que o ladrão citado e sobejamente conhecido fez pacto com o demônio e ninguém põe a mão dele.
Minha alegria é que seu tutor vai lamber sua cara barbuda PER SECULA SECULORUM pois esse dia há de chegar.

Anônimo disse...

É bem isso...
Todo mundo sabe quem é o ladrão,mas ninguém se habilita ao prendê-lo.Nunca dantes na história deste país o dinheiro falou tão alto.

Anônimo disse...

O Brasil caminha rapidamente para a escravidão que o regime impõe,via Foro de São Paulo.Basta ver o povo dos associados desse maldito Foro.

Anônimo disse...

Totalmente de acordo!

virginialeite.blogspot6.com. disse...

Também penso assim .

virginialeite.blogspot6.com. disse...

Excelente e verdadeiro comentário , Daniel , parabéns !

virginialeite.blogspot6.com. disse...

É revoltante ver que a "escravidão " ressurgiu das cinzas para dizimar toda a população brasileira .

Anônimo disse...

E agora, José?

"Lula fez lobby para a Odebrecht, diz ministro em e-mail. Ele usou seu cargo, usou Dilma e fez o diabo para conseguir negócios na África e na América Latina.

(...)"

http://polibiobraga.blogspot.com.br/2015/09/lula-fez-lobby-para-odebrecht-diz.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+JornalistaPolibioBraga+(Jornalista+Polibio+Braga)

Anônimo disse...

Enquanto essa maldição não for erradicada,o Brasil não sai do lugar.
Só se erradica essa maldição à bala.