sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Dilma quebrou o País, literalmente!


Presidente Dilma foi inaugurar mais uma obra da Minha Casa Minha Vida em Campina Grande, estado de Paraíba. Dilma faz périplo pelo País, seguindo orientação do Lula, inaugurando obras. Infelizmente, Dilma só tem Minha Casa Minha Vida para inaugurar. Todas obras do PAC estão em atraso, inclusive Transposição de São Francisco que ela inaugurou há dias uma das estações elevatórias.

Bem, o foco da questão se refere ao Orçamento da União de 2016. Como se sabe, a Dilma mandou para Congresso Nacional, o Orçamento da União para o ano que vem, com "déficit primário" de R$ 30,5 bilhões. Só para lembrar, a Lei de Responsabilidade Fiscal exige que as receitas sejam maiores ou iguais às despesas. Isto é lei. O governo federal não tem alternativa senão cortar gastos ou aumentar receitas para manter o Orçamento da União, no mínimo, "em equilíbrio".

No entanto, a Dilma vem dizendo nas suas falas de que: "No orçamento cortamos tudo que poderia ser cortado". Disse ela que cabe ao Congresso Nacional, debater a queda das receitas e "suprir" o "rombo" com novos aumentos de impostos e contribuições, além daqueles implementados pelo "ajuste fiscal" do ministro da Fazenda Joaquim Levy.

A fala da Dilma demonstra que ela não está bem da cabeça. De repente, de tão comentado a fama de "gerentona" passa a ser um "gerentinha" de pouco conhecimento sobre economia e com mínimo de responsabilidade. Se Dilma fosse presidente de qualquer companhia privada seria demitida "ad nutum". Se Dilma fosse um executivo de uma empresa privada, ainda vá lá, mas ela é presidente da República Federativa do Brasil. Ao propor Orçamento da União com "rombo", Dilma comete "improbidade administrativa" e demonstra claramente que não tem competência para ocupar o cargo máximo da República.

Não poderia ser diferente a reação do mercado financeiro nacional e global. As empresas brasileiras começam procurar proteção da instabilidade econômica provocada pelo desastre da gestão econômica da Dilma, fazendo "hedge" em moeda americana. Os investidores estrangeiros especulativos começam a tirar dinheiro do País, comprando o dólar. Os investidores estrangeiros diretos (IED) estão postergando decisão de investir no País. O fato é que o dólar, hoje, fechou cotado a R$ 3,85. 

Não há outro jeito, senão cumprir a Lei da Responsabilidade Fiscal. O Orçamento da União de 2016 deverá ser fechado em "equilíbrio" com criação de novos impostos e contribuições ou com aumento dos impostos e contribuições já em vigor. Cortar gastos a Dilma já disse que não fará. 

O aumento não comentado pela imprensa, se refere ao aumento de alíquota da CIDE. Com certeza, o aumento da CIDE não será deduzido do preço atual de combustíveis. Haverá aumento de combustíveis, inexoravelmente, ainda este ano. Mais uma fonte de pressão inflacionária, além da elevação do dólar. 

A presidente Dilma conseguiu quebrar o País, literalmente!

Ossami Sakamori













9 comentários:

Anônimo disse...

Mestre Saka.. Parabéns

Anônimo disse...

Qualquer solicitação de vaga de emprego em empresa particular é precedida de apresentação de respectivo currículo do candidato que,só é admitido quando há necessidade empresarial e quando o candidato tem condições para exercer o cargo.No Brasil,qualquer mane,despreparado consegue ficar acima da lei,bastando regar as mãos dos políticos corruptos que,desde sempre,constituem a tão decantada República,que não passa de republiqueta de picaretas descomprometidos com o povo (ralé).Todos os dias,peço a Deus que abrevie meus dias,pois tenho nojo e vergonha da terra em que nasci.Desabafar e fazer piada de nossa desgraça é o que nos restou...Triste sina (e ainda me chamam de pessimista,como se adiantasse tentar não sê-lo).

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto. Essa é a nossa dura e desastrosa realidade: um país sem futuro, se continuar a ser desgovernado por uma corja de malfeitores. Mas não há mal que dure para sempre. É a minha utopia, pelo bem dos meus filhos e netos.

Anônimo disse...

Eu pergunto até quando ??? Parabéns pelo excelente texto.

sakamori10@gmail.com disse...

CARTA ABERTA À PRESIDENTE DILMA
por Laurita Bernardes

Sra Dilma, o PT e a senhora enganaram em sua campanha escondendo a real situação econômica do País, a senhora mentiu, fez promessas que não pode cumprir e ainda fragiliza mais ainda a vida do povo sofrido. com suas medidas, com seu desgoverno.

Eu costumo me colocar no lugar do outro para melhor o entender Queria que a senhora se colocasse no lugar das pessoas que estão desempregadas sem perspectivas nenhuma, sem saber como vão sobreviver com dívidas se acumulando, das que estão nas filas dos hospitais esperando atendimento, num sofrimento de cortar o coração, dos familiares de pessoas que morrem na fila de espera.Das famílias que veem seus filhos morrerem por desnutrição, das que não sabem ate quando vao aguentar tantos aumentos, energia, gás , alimentos . Das que seus filhos andam kilômetros para irem a uma escola, precária, porque não tem meios de locomoção. Dos que veem seus filhos mal alimentados nas escolas porque falta merenda. Dos que querem cursar uma Universidade e não conseguem pelo numero tão pequeno de Universidades e Faculdades Públicas e números escassos de bolsas de estudo,para um numero tao grande de jovens estudantes.
Dos que vivem hoje na incerteza do que será de nós com o país nessa situação calamitosa que se encontra que a senhora nos colocou.

Dos que estão indignados, revoltados com tanta roubalheira, e nós povo termos que pagar por isso

Se a senhora fizer isso se colocando no lugar do povo, vai sentir o quanto estamos sofrendo,e que desejamos que a senhora deixe esse Governo e dê uma oportunidade de que se possa mudar essa situação. Porque a senhora não tem condições nenhuma de mudar nada, pelo contrário só afundar mais o País nessa crise.

Por Favor senhora Dilma seja digna de ser brasileira, pois se não tomar essa atitude, só posso chegar a uma conclusão: Seu coração não é Brasileiro, talvez Cubano.

Laurita Bernardes

Emily Charn disse...

A sensação de impotência é terrível.
O que a população pode fazer? O Brasil precisa reagir.

Marilene disse...

Não é pessimismo. É a realidade que muitos não querem encarar. Deus abreviará sim nossos dias na Terra, mas não sabemos quando.

Anônimo disse...

O Brasil faliu e o povo foi para a PQP...

Anônimo disse...

O pior que mesmo ela saindo o país irá continuar nas trevas, cada dia aparece um ladrão, é tanto roubo que estressa de pensar, seria melhor uma Anarquia pra acabar de ladrões nas nossas costas.
O primeiro passo acabar com o Plenário em Brasília, muito cacique pra pouco índio.