domingo, 25 de novembro de 2018

Bruno Covas é o responsável pela reconstrução do Viaduto do Marginal do Pinheiro

Crédito da imagem: Terra

É preocupante ver as providências e anúncios estarem sendo feitos pelos órgãos técnicos da Prefeitura Municipal de São Paulo, sem a observância do requisito mínimo necessário para garantir a segurança do usuário após o eventual "conserto" e entrega do viaduto em concreto armado do Marginal Pinheiros, uma importante via de comunicação e acesso da cidade de São Paulo.

Quando há rompimento de um elemento estrutural com mais 50 anos de uso contínuo, como é o caso, é apenas um “aviso prévio” de que o elemento estrutural está “muito doente” ou em “profunda fadiga”.  Neste caso em específico, onde não há sequer cópia do projeto estrutural do viaduto, conforme noticiado pela imprensa, é irresponsabilidade estabelecer um “diagnóstico preciso”, apenas pelas observações visuais ou através de "indícios". 

Segundo informado pela imprensa, refazer o “apoio” (o conjunto de coluna e “neoprene”), nas condições semelhantes “de antes” do acidente, é de no mínimo irresponsabilidade dos administradores públicos. A solução para o caso requer um estudo técnico mais profundo.

Recomendo que o diagnóstico da estabilidade e segurança do viaduto em referência seja feita observando os rigores das normas técnicas.  É importante que o diagnóstico e solução não seja feito por peritos que não tenha conhecimento específico do assunto sobre a construção e manutenção de pontes e viadutos.  O que terá que ser feito deverá ser feito, não importa o custo da obras.  

Fica notificado através deste, o prefeito da cidade de São Paulo Bruno Covas para que se "abstenha" de tomar medidas de "improviso", sem obedecer a mínima regra de engenharia brasileira, uma das mais conceituados do mundo.  O caso requer soluções técnicas e não uma solução política.  Interesse da vida humana em primeiro plano, antes de interesse político ou orçamentário. 

Bruno Covas é o responsável pela reconstrução do viaduto do Marginal Pinheiros.

Ossami Sakamori


4 comentários:

Oledir Silva disse...

No caso penso que o correto seria a demolição e uma nova construção do referido viaduto.

Unknown disse...

Vc é engenheiro. O conhecimento falou alto. Nesse momento, o aviso de uma tragédia pode ser ignorado ou não. O que precisa é responsabilidade. Mais tarde sempre é tarde demais.

slaresende disse...

A prefeitura de São Paulo tem uma ótima equipe de engenheiros.
Não acredito que a solução venha a ser política ou tomada sem embasamento.
Não tenho confiança no que a imprensa publica pois eles normalmente tendem muitas vezes e até por falta de conhecimento serem sensacionalistas

OssamiSakamori.blogspot disse...

Bem lembrado, o leitor atento.
O nome do atual prefeito de São Paulo é Bruno Covas e não Mário Covas. O Bruno Covas, prefeito de São Paulo é neto do Mário, ex-governador de São Paulo.
Obrigado!