domingo, 18 de novembro de 2018

Bolsonaro entregará Base de Alcântara aos Estados Unidos



O presidente eleito Jair Bolsonaro deve alugar (entregar) a Base de Alcântara, localizada em Maranhão, aos Estados Unidos.  A Base é conhecida entre nós pelos sucessivos mal sucedidos lançamento de foguetes da Força Aérea brasileira.  A área de cerca de 40 mil hectares é ligeiramente maiores que o município de Belo Horizonte ou município de Curitiba.  

Basicamente, há duas vantagens na instalação de uma base de lançamento em Alcântara.  A primeira é que a base está próxima da linha de equador e haverá economia de 30% em combustíveis ou 30% a mais equivalente em cargas.  A segunda condição é que a Base de Alcântara fica localizada no litora, onde o descarte de uma eventual falha de lançamento será feito no mar. 

Asseguram os entendidos em matéria que os acordos de salvaguarda são praxe nessa área e não comprometem a soberania nacional (sic).  No entanto, o assunto é um tanto espinhoso a ponto de já ter havido anteriormente, algumas tentativas fracassadas com o mesmo governo norte americano.  Com o alinhamento automático com os Estados Unidos a ser implementada na área diplomática e comercial pelo governo Bolsonaro, a locação da Base de Alcântara para os americanos deverá ser um processo natural. 

Na prática, uma instalação de uma base americana em qualquer país do mundo, mediante contrato de locação, é como "entregar" a soberania daquele pedaço de território à Força de Defesa americana.  Na configuração de locação, não será permitida a entrada de brasileiros à base "alugada", sem a permissão do governo americano.  Mesmo os eventuais funcionários brasileiros da Base, deverão ter os vistos especiais, pois que a área será considerada de segurança máxima pelo governo dos Estados Unidos da América. 

Isto tudo, faz parte da nova política externa do governo Bolsonaro, "contra a globalização e à favor do alinhamento automático aos Estados Unidos" na política externa. Dentro de pouco, estaremos, também, fazendo parte da OTAN.  

Ossami Sakamori

Nenhum comentário: