Os candidatos Jair Bolsonaro do PSL e Fernando Haddad do PT fazem as guinadas para o "centro" com objetivo de tentar angariar os votos que foram dados aos candidatos que ficaram de fora do segundo turno por não terem alcançado os votos necessários. O que se vê é a corrida para o centro por ambos candidatos, cada um a sua maneira.
Segundo noticia da grande imprensa, a campanha do Fernando Haddad não vai mais utilizar preferencialmente a cor vermelha do PT. Ainda segundo grande imprensa, o candidato do PT vai apresentar o ministério que agrade o mercado financeiro, com a guinada de 180º graus na sua postura ideológica. Até visualmente vai se apresentar com cabelos devidamente aparados, segundo articulistas políticos. Haddad, não mais visitará o Lula, no período da campanha eleitoral, na carceragem da Polícia Federal de Curitiba, deixando o tal encargo para Gleisi Hoffmann, presidente do PT.
Com aceno para os conservadores do centro, o candidato Bolsonaro, afirmou que não vai privatizar a Petrobras e a Eletrobras. No caso do petróleo, Bolsonaro vai quebrar o monopólio da Petrobras no refino. E no caso da Eletrobras, vai manter com a estatal o setor de geração, onde couber. Bolsonaro considera ambas companhias essenciais para o governo direcionar o desenvolvimento do País.
A guinada para o centro-esquerda, o Bolsonaro promete ampliar o programa Bolsa Família em valor de benefício e ainda promete criar 13º para os beneficiários do programa. Segundo a grande imprensa, o Bolsonaro vai destinar cerca de R$ 100 bilhões para os programas sociais, com argumento de que o dinheiro viria do combate a corrupção e roubalheira dentro do programa. Vamos apenas lembrar que a LDO de 2018 prevê cerca de R$ 30 bilhões ao programa Bolsa Família. Certamente, a equipe econômica vai buscar a fonte ou as fontes de financiamento para viabilizar o que o candidato está prometendo.
No decorrer do desenvolvimento da campanha, estarei informando aos meus leitores, o que, de essência, está sendo discutido e decidido pelas campanhas do Bolsonaro e Haddad. Lembrando apenas aos leitores de que, seguindo a coerência deste blog, estarei votando contra o candidato do PT e sua corriola.
Ossami Sakamori
Nenhum comentário:
Postar um comentário