sábado, 6 de outubro de 2018

Brasil não é Venezuela e muito menos Turquia



Pesquisa Datafolha mostra que 69% da população acredita que melhor forma de governo é democracia.  Desde promulgação da nova Constituição da República, pós regime militar de 1964, a percepção do povo brasileiro em relação ao regime do governo, vem crescendo a cada eleição.  Respeitando os que acredita no regime de governos totalitários, tanto de esquerda como de direita, manifestado na campanha eleitoral do primeiro turno, estou a afirmar que estou do lado da maioria da população brasileira.  

A grande maioria da população nem entende o que é a ideologia.  O povo quer mesmo saber da oportunidade de trabalho e ter uma vida digna.  Que os pretendentes ao cargo máximo da República entendam de vez por toda que o povo não quer governos de extrema. O resultado da pesquisa mostra que o povo brasileiro não quer regimes totalitários.  O povo brasileiro não quer regime do Erdogan da Turquia ou do Maduro da Venezuela.  O povo brasileiro quer mesmo é a democracia prevista na Constituição da República de 1988.  

Não adianta o candidato da esquerda, o Haddad, tentar impor governo semelhante ao do Maduro ou o Bolsonaro tentar impor governo duro tal qual ao do Erdogan.  O povo quer mesmo é o respeito pela democracia.  E, ponto final.

Qualquer que seja o vencedor, Bolsonaro ou Haddad, os candidatos que parecem configurar para o segundo turno das eleições, o futuro presidente da República precisa do apoio do Congresso Nacional para aprovar e implementar as mudança que se propõe via leis ordinárias e ou pela emendas à Constituição da República.  O presidente que ousar enfrentar o Congresso Nacional, fora das normas legais e constitucionais, certamente, sofrerá revés e terminará como outros presidentes prepotentes, o Collor e Dilma.  

Felizmente, o Congresso Nacional é composto de maioria conservadora.  As bancadas dos ruralistas, evangélicas e da bala, são apenas exemplo das forças majoritárias conservadoras.  Pela composição do Congresso Nacional, que deverá manter as mesmas bancadas, deverá ser alicerce para os projetos do Executivo, seja quem for o vencedor no pleito presidencial. 

Na segunda-feira, saberemos o tamanho das bancadas, as já citadas.  E assim, mais uma vez, teremos certeza de que o Brasil não é Venezuela e muito menos Turquia. 

Boas eleições, amanhã, dia 7 de outubro!

Ossami Sakamori

2 comentários:

ronaldo mourao disse...

Uma boa tarde Mestre.Parabéns pela grande sabedoria demonstrada nesse texto.

daniel camilo do rosario disse...

Não estamos iguais à Venezuela porque o PT ainda não ganhou as eleições. O Plano de Governo do PT mostra claramente quem vai governar ou melhor, quem vai tomar o Poder(Palavras de José Dirceu) o mentor do PT. Com todo o respeito aos que acreditam no PT e assemelhados; O pior cego é aquele que se nega a enxergar.