domingo, 6 de janeiro de 2019

Paulo Guedes, para o que você veio, mesmo?

Crédito de imagem: Gazeta do Povo

De novo, estou aqui para falar sobre a política econômica do Paulo Guedes.  Melhor seria, dizer sobre a "falta" da política econômica do ministro da Economia Paulo Guedes.  Todos os governos, a primeira coisa que anuncia é a política econômica dos 4 anos de mandato.  Por enquanto, só sabemos que a política econômica do Paulo Guedes se baseia em ideias liberais da linha da Universidade de Chicago.  Isto é muito pouco para investidores institucionais.

Para um governo que veio para promover mudanças, sobretudo na política econômica, uma "vaga ideia" é muito pouco para que os agentes econômicos privados e públicos possam fazer as programações de gastos e investimentos.  A única coisa dita enfaticamente pelo ministro da Fazenda é que a política econômica vai seguir rigorosamente os preceitos da Emenda do teto dos gastos.  E que dentro deste plano, inclui a reforma da previdência, ainda sem ao menos ter o esboço dele.  Isto, já o presidente Temer já tinha dito.

A principal reforma, a estruturante para o País, é a da previdência pública e privada.  Desde agosto do ano passado, portanto há quase seis meses, orientando o presidente Bolsonaro na elaboração do esboço da política econômica, o ministro Paulo Guedes não tem certeza ainda se a reforma vai prevalecer o conceito de "repartição" ou o conceito de "capitalização".  Não sabe ainda, a equipe econômica, subordinada ao Paulo Guedes, qual será o tratamento que se dará à previdência do setor público.  Assim sendo, é natural que o presidente faça as declarações que depois a equipe econômica ter de explicar que "não é bem exatamente" o que o presidente quis dizer.

Estamos no início do governo, em que o presidente jurou que faria mudanças radicais, uma guinada para direita (sic).  Não está sendo assim, por enquanto, nenhum Decreto ou nenhuma medida editada que indique, pelo menos, o rumo que a economia brasileira vai tomar.  Até o momento, só vejo a "desconstrução" dos governos passados, mas nenhuma novidade que aponte a "alternativa liberal" para que possa ocorrer a mudança necessária. 

O ministro da Economia Paulo Guedes precisaria vir ao público dizer exatamente o que se pretende com a reforma da previdência, com a reforma tributária e sobre a desregulamentação da economia e esclarecer como se pretende fazer o novo pacto federativo.  Enquanto o Paulo Guedes não se explica, o presidente da República ficará sempre com a "saia justa", sem ter o que responder para a população que o elegeu com muita esperança, diga-se de passagem.  

Paulo Guedes, para o que você veio, mesmo?

Ossami Sakamori

6 comentários:

Eli Reis disse...

Então, a coisa está esquisita:

Paulo Guedes nada, ou pouco fala, e a Damaris fala demais.

Guedes deveria trabalhar e falar mais, e Damaris não falar e trabalhar.

Eli Reis disse...

Desculpem, o correto é Damares.

Oledir Silva disse...

O presidente tem que combinar com a equipe econômica o que vai falar, agora não é mais candidato, não pode falar besteira...

Luciano Neves disse...

Bom eu estarei aguardando o Salvador da Patria, dizer axque veio.... Fernando Collor, veio como um furacao.... E mesmo com medidas radicais, nao se sustentou no governo...

Álvaro Santos disse...

Caríssimo, o mercado precisa de um posicionamento que direção aos investimentos; no caso de dúvida, o emprego não virá, os investimentos ficarão nas gavetas.

A campanha acabou. Governar pela internet não funciona se o país não funcionar...

Anônimo disse...

Calma povo só tem 7 dias de governo