segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Porque o Cesare Battisti seguiu direto para Itália

Crédito da imagem: Estadão

A Interpol efetuou prisão do italiano Cesare Battissti na cidade de Santa Cruz de La Sierra e levado à Itália diretamente da Bolívia para Itália, contrariando a expectativa do governo brasileiro.  O governo Bolsonaro estava preparado para buscar o Battisti na Bolívia, deslocando um aeronave da Polícia Federal na cidade de Corumbá, cidade na fronteira do Brasil com a Bolívia.

O que se sabe é que o Battisti fez um pedido de asilo ao governo do presidente da Bolívia 3 dias depois de Temer assinar  o decreto de extradição.  No documento, o italiano teria vinculado sua fuga à eleição de Bolsonaro.  Desde então, o Battiti permanecia foragido e seu nome foi incluído no alerta vermelha da Interpol.  Na tarde de sábado, dia 12, foi preso em Santa Cruz de La Sierra, sem oferecer resistência, pela Interpol.

O voo direto de Bolívia para Itália causou estranheza para o governo brasileiro, mas o ministro da Justiça da Itália afirmou que o voo direto, sem passar pelo Brasil, permite que o Battisti cumpra a pena completa a que foi condenado pelos homicídios: a prisão perpétua.  Caso ele fizesse escala no Brasil, seriam impostas as regras do acordo de cooperação para extradição entre os dois países, que segue limites fixadas pelas leis e a Constituição brasileira, mais brandos do que as italianas.  Eis a razão da não passagem pelo Brasil. 

Assim, Cesare Battisti segue direto para Itália.

Ossami Sakamori


3 comentários:

Unknown disse...

Só bobo para acreditar nisso. Na verdade ninguém confia no Supremo Tribunal, já tinha advogado do Battisti lá com pedido de HC e ainda exigindo que o parecer fosse daquele que ia soltar milhares de Bandidos. É muito triste o Brasil chegar nessa situação, onde um Supremo Tribunal é temida por outros Países, ñ por sua dignidade, mas pela falta dela. Fiquei morrendo de vergonha pelo nosso Presidente e pelos Juízes honrados que lutam pelo Brasil.

Oledir Silva disse...

Antes que algum Marco Aurélio ou Gilmar Mendes melasse a transferência, a autoridade italiana foi prudente...

Álvaro Santos disse...

Nossas leis provocam todo este desconforto e todas essas interpretações estranhas. Penso que atacamos o judiciário (Não sem razão)Mas os verdadeiros culpados destas tragédias são os legislativos do 🇧🇷que teimam em criar leis com saídas pela ESQUERDA...🤔🇧🇷🇧🇷🤗🤗