quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

O Brasil é como um mastodonte!


A pauta econômica no Congresso Nacional - Câmara dos Deputados e Senado Federal, para próximos 6 meses será a "reforma da previdência".  O tema é importante para zerar o "déficit primário" do Orçamento Fiscal, para este e para os próximos anos.  Estancar o crescente aumento do "rombo fiscal" para os próximos anos, inclusive deste governo, é prioritário para o governo Jair Bolsonaro. A tarefa não é fácil.

Segundo o secretário  especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que disse ontem, quarta-feira, dia 20: "que foi determinação do presidente Bolsonaro de que todos devem contribuir". Repetiu o secretário a frase que teria sido do presidente: "Esse é o esforço de salvarmos o sistema previdenciário e apresentarmos uma nova Previdência no Brasil. Então a responsabilidade é de todos. Todos os segmentos têm que dar sua contribuição nesse processo".

Segundo o Rogério Marinho, o governo vai apresentar um projeto que vai levar em conta todos os segmentos da sociedade brasileira, incluído militares e funcionários públicos. Pretende a reforma da previdência, dar direção ao sistema previdenciário dos estados e municípios, também. 

Em razão do óbvio, as demais pautas econômicas com a reforma tributária ficarão para o segundo semestre em diante. Grandes novidades não devemos esperar para este semestre na política econômica  O primeiro semestre, também, serve para harmonizar a relação entre as diversas secretarias dentro do próprio "super Ministério da Economia". Muitos esqueletos ainda terão que tirar dos armários, ainda.  


O Brasil está mais para um "mastodonte", sendo o maior peso, o próprio peso da máquina burocrática.  É herança cultural que vem dos portugueses, pois, pois!  O Brasil está longe de ser um "tigre", como os países asiáticos são considerados, ágeis e eficientes. O Brasil ainda tem muito chão para caminhar.  

Ossami Sakamori

Um comentário:

Eli Reis disse...

Muito chão para caminhar.
Que comecemos logo.