sábado, 26 de janeiro de 2019

Tragédia do Brumadinho, o exemplo do descaso e ganância


Não tem nada que justifique a tragédia do rompimento da barragem do Brumadinho de propriedade da Vale, ocorrido ontem, dia 24 de janeiro de 2019. Temos apenas que lamentar as mortes e  os desaparecimentos decorrente do rompimento da barragem do rejeito da mineração.  Foi uma tragédia anunciada, após a última do mesmo gênero ocorrido em 5 de novembro de 2015, o rompimento da barragem de Fundão em Mariana. 

O fato é que os esforços dos bombeiros do estado de Minas Gerais serão inúteis para tentar resgatar pessoas em vida.  Com afirmou lamentando, o governador de Minas Gerais: "Vamos resgatar somente corpos".  Nem mesmo as instalações dos "gabinetes de crise", do Planalto, em Brasília e Belo Horizonte, à essa altura, não servem para nada.  O presidente Jair Bolsonaro vai sobrevoar a região atingida, hoje pela manhã, como de "praxe".  Isto tudo, apesar de "protocolar", em nada alivia a dor e sofrimento de dezenas de famílias dos mortes e desaparecidos. 

Voltando para traz, a Agência Nacional de Mineração, que é responsável pela fiscalização das barragens de rejeito mineral, afirmou que os relatórios técnicos da Vale garantiam a estabilidade da estrutura de barragem de Brumadinho.  Por outro lado, a Vale declarou que fez inspeção das barragens, a última, em dezembro de 2018, pela auditoria independente e nada de anormal encontrou.  Isto vai ficar sendo como "verdadeiros" e nada mais.

No Brasil, em especial, muitas coisas não são levados a sério. Uma herança dos portugueses, as empresas são obrigados a apresentar relatórios, "um monte de papel", que não servem para nada.  Do outro lado, os burocratas do governo aceitam e ficam satisfeitos com os relatórios, "um monte de papel", para se livrarem das responsabilidades.  Tanto os diretores das empresas como burocratas do governo, se satisfazem com os relatórios, "um monte de papel" para justificarem os seus altos salários.  

As tragédias, no Brasil, são recorrentes pela negligência dos responsáveis, pelo lado da iniciativa privada e conluio dos burocratas do governos do outro lado.  Se o Brasil fosse um país sério, o presidente da Vale e o diretor da Agência, teriam apresentado suas renúncias, sem antes pedir desculpas às famílias das vítimas e à população.  Certamente, num país do primeiro mundo, os responsáveis pela tragédia, seriam responsabilizados pela Justiça. 

Na condição de perito judicial, posso garantir que haverá muitas outras "tragédias anunciadas" no País, e o último sempre cairá no esquecimento da mídia e população.  

A tragédia do Brumadinho é o clássico exemplo do descaso e ganância sobre coisas públicas no Brasil. 

Ossami Sakamori

Um comentário:

Maguida Schmitt disse...

Muita sujeira vai aparecer por baixo dessa "lama", se é que me entende. Daqui alguns dias , vai se ouvir falar em muita propina. Ficar na torcida, que os culpados,paguem por mais esse crime.