terça-feira, 19 de dezembro de 2017

O Tatu Tênis Clube


Em acordo firmado com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica, a empreiteira Camargo Corrêa revelou a prática de cartel em 21 licitações que ocorreram em 7 Estados e no DF em um período de 16 anos. Um processo administrativo foi instaurado pelo Cade para investigar suposto cartel em concorrências públicas para obras de metrôs e monotrilhos. Foi o que  noticiou o Estadão de hoje. 

A notícia divulgada pela Globo com o estardalhaço de sempre, como se fosse a grande "descoberta" a existência de carteis em grandes obras públicas me causa espanto. Os carteis acontecem nos países do primeiro mundo como Estados Unidos, Alemanha e Japão. Além de tudo o cartel de grandes empreiteiros não é novidade no Brasil. Todas grandes obras foram construídos pelos empreiteiros brasileiros, a maioria citados no Acordo de leniência no CADE.

As grandes obras de engenharia, construído pelos governos do regime militar foram executados pelo "cartel de empreiteiros". A dúvida que fica é se houve pagamento de "propinas" para que o carteis tivessem contratos preferenciais do governo federal. Nos países do primeiro mundo, tudo isto é conseguido através de fortes lobby dos carteis, fornecedores do governo. Se a existência de lobby é certo ou não é uma discussão que não termina tão cedo. 


Coincidência ou não, discute-se na Câmara dos Deputados, a regulamentação do "lobby" dos diversos segmentos da atividade econômica do país, tal qual existe nos países do primeiro mundo. A economia com forte presença do governo federal, só poderia terminar nisso, a dúvida. O próprio banco de fomento do governo federal, o BNDES, financia os "oligopólios" em detrimento das empresas de pequeno porte. 

Depois de leite derramado, o BNDES participando ativamente no financiamento de grandes oligopólios, muitas vezes terminam em problemas, tal qual aconteceu com a OGX do Eike Batista, a JBS dos irmãos Batista e a Oi Telecomunicações do Carlos Jereissati. Vamos deixar claro que, os "favorecimentos" aos "oligopólios" vem dos tempos imemoriais. 

Ossami Sakamori


Nenhum comentário: