domingo, 31 de dezembro de 2017

Toma vergonha, Brasil !



Não tem como, todo final do ano, me remeter à infância que passei. Meus pais, imigrantes japoneses foram contratados pelas companhias de imigração para se servirem aos barões do café, como que escravos brancos. Foi o que marcou a minha infância. Enfim, depois de décadas, somos mais um brasileiro, filhos e descendentes de imigrantes que ajudaram a construir o País.  

Aos 10 anos foi me colocado a trabalhar para ajudar no meu próprio sustento e estudar para ser "alguém na vida". Uma das poucas coisa que me lembro é de ter ganho meu primeiro sapato na formatura do "grupo escolar". Das poucas coisas boas que me lembro também é a professora Zoraide, uma mulher morena, digna da profissão que a abraçou. Tenho saudades da atenção que me dispensava a professora Zoraide! Bons tempos, aqueles!

Formei-me na Universidade Federal do Paraná, onde fui ser professor da mesma Escola de Engenharia, donde mais aprendi com os alunos do que os ensinei. Para quem era um simples filho de imigrante foi para mim, uma realização e tanto. Hoje em dia, sou apenas um engenheiro civil, consultor de empresas, tanto quanto muitos outros  colegas engenheiros. Sem perder o costume do magistério, mantenho este espaço como elo de troca de conhecimento com leitores e pessoas pensantes deste País. 

Estou aqui postando esta mensagem com esperança renovada na mudança do rumo do País. Não é possível que um país como o Brasil, com dimensões continentais, o quinto em extensão territorial, localizado em latitudes favorecidos e mais de 200 milhões de habitantes, não consigamos sair desse marasmo que castiga fortemente a sua população.

Não adianta somente culpar os sucessivos "governos corruptos", mas precisamos reunir as nossas forças interna à busca de melhores dias, na tentativa de para colocar o Brasil na rota do "desenvolvimento sustentável". Condições para tanto há de sobra! Basta que a população pensante do País se conscientize de que, juntos somos a força da mudança!



Esta é a mensagem de um já quase ancião que deseja ver o País pujante, que seja orgulho de todos os nós! 

Toma vergonha, Brasil !

Ossami Sakamori

6 comentários:

Daniel camilo disse...

Rogo a Deus que seu, meu e nosso sonho de ver o Brasil ser efetivamente do POVO seja em breve concretizado. Feliz Ano Novo sr Sakamori. Desculpe-me pelas desavencas nos comentarios. Na verdade sou seu leitor assiduo mesmo nao comentando. Feliz 2018 a todos(ss).

Unknown disse...

Caríssimo, minha bisa dizia que sonhar é bom mas esperar sonhos coletivos é o mesmo que esperar maná cair dos céus. Talvez na intenção sonhar é uma coisa boa, mas na prática com este povo dividido, manipulado, conduzido e induzido como gado na prática seja impossível.

Não consigo entender meu povo, não consigo compreender como meu povo pode ser tão influenciável que qualquer palavra bem colocada pela imprensa elaborada por marqueteiros do diabo, colem nas mentes manipulando todos os sentidos.

2018 teremos eleições; quantos políticos serão reeleitos? Meu povo não vê que esse é um dos motivos que a suruba corre solta pelo país? Quantos espertalhões estão se apresentando como santos, mesmo estando a décadas unidos nesta suruba com 35 partidos?

Depois de tudo que Deus nos deu, um país maravilhoso onde tudo o que se planta dá, tenho vergonha de lhe pedir alguma coisa; mas se fosse possível eu pediria:

Deus, salve o Brasil, dos brasileiros...

Eli Reis disse...

Um amigo me disse uma certa vês que gostaria de ter o otimismo que via em mim.

O tempo passou e nos separou, segui um caminho, profissionalmente falando, e ele outro.

Depois de muito tempo, encontrei no Twitter um amigo que me supera em muito, quando o assunto é otimismo e esperança de coisas boas ao nosso pais.

Ossami Sakamori, esse é o seu nome.

Uma pessoa de quem gosto muito de ler os artigos e opiniões.

Da próxima oportunidade em que fôr a Curutiba, terei prazer em ir conhecê-lo para um grande abraço amigo.

Leila Previati Alves disse...

Caro Sakamoto!
Sou brasileira de coração! Sofro, me fragilizo e algumas vezes até choro pelo nosso país. Opino e muito sobre a situação econômica e política do Brasil e vibro com todas as nossas poucas vitórias.
E acredito que são poucas porque a massa pensante, como você definiu em seu texto, é pequena. Na minha opinião, enquanto esse volume não aumentar, ser a - e eu gostaria de usar um termo mais positivo na sequência mas não vai dar - impossível uma mudança consistente para os próximos 50 anos.
Você, enquanto professor, conhece a realidade educacional e cultural de nossa nação.
Que preservemos nosso otimismo, mas o Brasil ainda continuará sendo desavergonhado.

Unknown disse...

Estamos juntos seu Saka,vamos ter fé e esperança de que tudo mudará.Um Feliz Ano Novo para o SR.e estaremos juntos sempre para chorar e torcer pelo Brasil.Muita saúde e paz !!!! Um forte abraço.

Oledir Silva disse...

Sim, não podemos mais continuar permissivos, não podemos mais permitir a destruição do país!