Receba novas matérias via e-mail adicionando o endereço

sábado, 22 de agosto de 2015

O PIB deverá recuar entre 2,5% a 3% neste ano!


O Ibre/FGV - Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, segundo coordenadora técnica do Boletim do Ibre, para 2015, a projeção de recessão da economia deverá ser revista para 2,5% a 3%, diante da piora no quadro. Para a Silvia Matos da Ibre, o PIB de 2016, deverá ter uma recessão de 0,1%.

Todos analistas econômicos apontam, também, o índice de desemprego ao redor de 8,5%. Mas, o índice geral de desocupados que abrange o país inteiro, deve alcançar os 10%, sendo o número de desocupados em pouco menos de 10 milhões da população ativa. Este número deverá superar o índice dos últimos 20 anos do Plano Real. Se isto não é quadro alarmante, estou muito caduco!

O que preocupa o Banco Central é a resistência da queda da inflação que está beirando os dois dígitos (10%). Grande parte do efeito da inflação vem da alta do dólar, que acompanha o movimento do mercado financeiro mundial, com  "O efeito China vai pegar o Brasil na contra mão" , conforme matéria postada por este blog em 13 de agosto último.

Este blog já fez projeção negativa do quadro da economia em 20 de fevereiro deste ano, portanto há 6 meses, muito antes de qualquer analista econômico. Naquela data, este blog projetou o crescimento do PIB negativo em 2%, Selic em 14% e dólar no intervalo de R$ 3,50 a R$ 3,60. Ao que parece os números já estão superativo antes mesmo do final do ano. A projeção deste blog tinha sido feito para o final do ano de 2015.

O movimento do mercado global de ações, moedas e commodities, já foi antecipado por este blog com antecedência, conforme a matéria indicada acima (clicar o título). Mas, a imprensa e articulistas econômicos fazem questão de ignorar. 

A imprensa brasileira em geral, especificamente os formadores de opinião, não se preocupam em fazer análise da situação econômica com profundidade. Da mesma forma, os articulistas econômicos de projeção nacional, comenta apenas os fatos ocorridos, deixando de fazer análise do que "possa ocorrer no futuro". Justifica-se, a grande maioria apenas reproduzem "release" distribuído pelo Palácio do Planalto. É um cordão que puxa sacos que não tem tamanho!

Tenho acompanhado as projeções de várias fontes, mas as que trazem com maior realismo são as do FGV - Fundação Getúlio Vargas e dos analistas do Banco Itaú. De maneira geral, minhas projeções tem "batido" com os números apresentados pelo FGV e Itaú. Então, vamos acompanhar o FGV e Itaú. 

O PIB deverá recuar entre 2,5% a 3% !

Ossami Sakamori












@SakaSakamori



3 comentários:

  1. Chegamos a esse triste patamar mesmo você , por diversas vezes , ter alertado esse desgoverno infame sobre a política econômica obsoleta e ineficaz .

    ResponderExcluir
  2. Um governo tem q entregar a sensação de segurança, mostrando transparência, competência e coerência. O PT com Lula começou aumentando desmefidamente gastos com custeio q foram lastreados pelo igual aumento da arrecadação. Este comportamento estava fadado ao crash no momento em q a arrecadação parasse de crescer. Hoje o governo tem q desarmar esta bomba, gastos com custeio, indexados e muito acima do prudente. Isto envolve executivo, legislativo e judiciário. Tarefa para quem tenha coragem, esteja disposto a brigar com todos e não pensa em reeleger-se ou ao seu partido.

    ResponderExcluir
  3. O CAMARÃO FOI DECRETADO MASCOTE OFICIAL DO PT. É VERMELHO, CEGO, ANDA PARA TRÁS E TEM A CABEÇA CHEIA DE MERDA

    ResponderExcluir

Não há censura ou moderação nos comentários postados aqui.
De acordo com a legislação em vigor, o editor deste blog é responsável solidário pelos comentários postados aqui, inclusive de anônimos.