Sem nenhuma surpresa, a grande imprensa dá como certa a indicação do professor, economista, ex-deputado federal e ex-senador da República, Aloizio Mercadante para presidência do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, sob guarda chuva do novo Ministério da Fazenda. O mercado financeiro não gostou muito da indicação, pela falta de experiência do professor Mercadante, nos tratos com o mercado financeiro e sem qualquer experiência anterior em alguma instituição financeira.
O economista e político Aloisio Mercadante é de pessoa de confiança do Presidente da República, recém eleito, Lula, PT/SP e foi um dos coordenadores da equipe de transição do novo governo, que se dará início no dia 1º de janeiro próximo. Na hierarquia do Governo federal, ficará sob a subordinação do poderoso Ministério da Fazenda, sob comando do Fernando Haddad.
No seu currículo consta que ele foi, também, fundador e artífice do Foro de São Paulo, sob comando do Lula da Silva. O que, no minha visão de comentarista econômico, me leva a lembrança, sobre os malfeitos no BNDES no governo PT incluindo as obras financiadas para os países latino-americanos, com aval do Governo federal. As tais obras foram financiadas pelo governo Lula foi para consolidar a liderança do Lula na esquerda da América Latina. Neste momento, a Argentina com a grave crise econômica, espera ansiosamente a posse do Presidente Lula para ajudar resolver a sua maior crise econômica das últimas décadas.
Há também, indicação de que os bancos oficiais vinculados ao Governo federal, como BB, CEF e Bancos de Desenvolvimentos Regionais deverão ficar sob o comando do novo e poderoso ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
A essa altura, este simples comentarista, só tem a desejar sucesso aos novos indicados, frente as novas responsabilidades e desafios, como um simples cidadão e contribuinte brasileiro.
Ossami Sakamori
Nenhum comentário:
Postar um comentário