quarta-feira, 15 de abril de 2020

Isolamento social não é um "confinamento político"


A hipocrisia do ser humano ultrapassa a fronteira da inteligência humana.  Fiz questão de postar a foto do topo desta página, extraído da Gazeta do Povo de hoje, para servir de mote para esta matéria.  A foto ilustra as medidas de "distanciamento social" para conseguir manter o controle do "coronavírus".  Receio que o "isolamento social" esteja sendo utilizado para fins políticos, como passo a expor na sequência.

O "distanciamento social" é apenas um detalhe do "isolamento social", nome que substituiu o "confinamento social".  Há uma briga entre o governo central e os governadores das unidades da federação. Os últimos adotam e defendem o "isolamento social", com unhas e dentes.  Tem uma expressão muito utilizado pelos brasileiros: "papel aceita tudo".  O tão defendido "isolamento social" não passa de uma "tese política" para colocar em "holofote" os governadores de alguns estados brasileiros do que propriamente atender o bem estar da população.  

"Isolamento social" não passa de um "mote político" para políticos que tem pretensão de voos mais altos.   Tomemos como exemplo a capital da maior cidade do Brasil, a cidade de São Paulo.  A própria estatística fornecida pela Prefeitura Municipal, diz que o transporte coletivo está funcionando com quase 30% de lotação, ou seja, mais de 2,5 milhões de pessoas continuam usando o transporte coletivo, apesar do "isolamento social".  O número de usuários de transporte coletivo, com "isolamento social", na capital paulista é maior do que maioria das capital de estados do Brasil.

Voltando à fotografia do topo, o "distanciamento social", um detalhe do "isolamento social", o distanciamento nas filas de espera estão rigorosamente obedecido, mas nada garante que dentro do transporte coletivo, haja a mesma obediência às boas regras do "distanciamento social".  Certamente no interior dos ônibus, trens metropolitanos e de metrôs de São Paulo e de grandes cidades do Brasil, há um verdadeiro "empurra, empurra", um "esfrega, esfrega", típicos de transporte coletivo, tal qual acontece em todo o mundo.  

Isto me traz à reflexão... Será com a pureza da alma que algumas autoridades locais, estejam impondo o "confinamento social" à população, visando o "bem estar" da dela ou estão usando para fins de marcar suas posições políticas?

"Isolamento social" não passa de um "confinamento político".

Ossami Sakamori





Nenhum comentário: