Já que a grande imprensa dá destaque apenas ao ex-ministro da Saúde, Henrique Mandetta, me cabe apresentar o novo ministro da Saúde, o médico oncologista Nelson Luiz Sperle Teich. A fonte utilizado foi o BBCNews.
O médico Nelson Teich, é empresário do setor de saúde e foi presidente da Associação Médica Brasileira. Nascido no Rio de Janeiro, se formou pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e se especializou em oncologia no Instituto Nacional de Câncer. Atualmente é sócio da empresa Teich Health Care, uma consultoria de serviços médicos. Teich atuou como consultor informal na campanha eleitoral do presidente Bolsonaro em 2018, apresentado que foi pelo Paulo Guedes, de quem é amigo.
O novo ministro da Saúde, Nelson Teich, defende a "ciência e a vida" como nem poderia esperar de um médico. Um ponto, filosoficamente, oposto ao pensamento do ex-ministro Henrique Mandetta é a dicotomia: "economia e saúde". O novo ministro defende que a "economia" e a "ciência" devem andar juntos ou que eles são "interdependentes", como quer o presidente Jair Bolsonaro e em posição oposta ao do ex-ministro Henrique Mandetta.
Nelson Teich defende a "interdependência" entre a economia e sáude. Defende que, não existe saúde pública sem uma economia pujante. Isto deveria ser óbvio, mas para o "discurso político" é conveniente defender a "ciência e a vida" como prioritários sobre a "economia". No fundo, no fundo, Henrique Mandetta entrou em "rota de colisão" com o presidente da República, pela "visibilidade política".
Que os melhores augúrios acompanhem o novo ministro da Saíde, Nelson Teich !
Ossami Sakamori
Nenhum comentário:
Postar um comentário