terça-feira, 30 de julho de 2019

Taxa Selic virá 6% ao ano?




Amanhã, quarta-feira, será conhecida a taxa de juros Selic estabelecida pelo Comitê de Política Monetária - Copom. A expectativa do mercado financeiro é que haja corte de 0,5% sobre a atual taxa de 6,5% ao ano. Para quem não sabe, o Copom sob comando do presidente do Banco Central, decide a taxa básica de juros Selic a vigorar nos próximos 45 dias. A taxa básica de juros Selic é referência para remuneração dos títulos da dívida do Tesouro Nacional, leia-se dívida pública federal.  

Se houver corte de 0,5%, a nova taxa de juros Selic será de 6% ao ano, a menor taxa de juros dentro do Plano Real.  O Copom foi instituído em 1996, com o objetivo de regular importantes aspectos da economia brasileira, seguindo a estratégia do Tesouro Nacional.  A taxa de juros Selic serve de referência para a dívida pública federal no montante de R$ 5,5 bilhões brutos ou R$ 3,9 trilhões líquidos.  Para os pequenos aplicadores em Tesouro Direto, haverá um pequeno refluxo na taxa de remuneração, por conta da nova taxa Selic. 

O mercado financeiro comemorará a nova taxa, se houver a queda prevista.  No entanto, a queda da taxa de juros Selic é decorrência  de profunda retração da economia que perdura desde 2015. A recessão que já dura há quase 5 anos, o mais longo período dentro do Plano Real, tem provocado a baixa da inflação ao patamar de 4% ao ano, a menor dentro do Plano.  À essa altura, não sabemos se comemoramos a menor taxa básica de juros Selic ou se lamentamos a profunda depressão que o País vive, com número de desempregados e desalentados recordes.  Há cerca de 50 milhões de trabalhadores nessas condições!   

Se não houver reformas estruturantes na economia, como a previdência, em fase final da aprovação pelo Congresso Nacional, bem como, a reforma tributária em fase inicial em discussão na Câmara dos Deputados, a comemoração da taxa Selic, a mais baixa do Plano Real, é muito prematura.  Até hoje, não sabemos exatamente a política econômica e a política monetária que leve o Brasil ao desenvolvimento sustentável ao longo dos anos.  Até hoje, só sabemos que o ministro da Economia Paulo Guedes prega a economia liberal a exemplo dos "Chicago boys" do Augusto Pinochet e da política econômica do Ronalgo Regan. 

Taxa Selic virá 6% ao ano?

Ossami Sakamori

Nenhum comentário: