quarta-feira, 3 de julho de 2019

Acordo Mercosul - União Europeia : Quem ganha e quem perde


A nova presidente da Comissão Europeia, o braço executivo da União Europeia é a Ursula von der Leyen, até então ministra da Defesa da Alemanha, foi eleita nessa terça-feira, dia 2, substituindo o atual presidente Donald Tusk.  Ela é aliada da poderosa Chanceler Angela Merkel.  Ao mesmo tempo, foi anunciado o nome da Christine Lagarde para o posto de Banco Central Europeu (BCE), instituição responsável pela política monetária da zona do euro. 


O que nós, brasileiros, temos a ver com isso?  Tem tudo a ver. Após a aprovação pela União Europeia o Acordo comercial entre os blocos Mercosul e União Europeia, a Comissão Europeia, que desempenha função semelhante ao do Poder Executivo, comandará a implementação do Acordo comercial entre os blocos.  Ao contrário do que a grande imprensa brasileira dá destaque, o Acordo só se dará início daqui a 1 ano e meio. Neste período, os países que compõe o bloco Mercosul e os que compõe o bloco União Europeia, deverão aprovar o Acordo pelos respectivos poderes legislativos.  São 28 nações que compõe o bloco europeu e 4 países do bloco sul-americano.  É um longo caminho a percorrer, sobretudo pelo lado dos europeus.  

A anunciada vantagem anunciado pelo governo brasileiro, em números absolutos, pode não se concretizar.  Pelo lado do Mercosul, ganha em exportação de produtos primários, sobretudo agrícola.  No entanto, pelo lado do bloco União Europeia, ganha em exportação de insumos e produtos de alta tecnologia.  A velha fórmula do comércio, a da troca de produtos primários pelos produtos industrializados continuam igual a dos tempos coloniais.  Sem a menor dúvida, nessa troca comercial, quem ganha serão os europeus.  

Ossami Sakamori

É permitido reprodução desta matéria.


Um comentário:

Magalhães disse...

A maldição dos recursos naturais, também conhecido como o paradoxo da abundância, (em inglês; Resource curse ou paradox of plenty ) refere-se ao paradoxo em que os países e regiões, com uma abundância de recursos naturais, especificamente recursos não-renováveis, como o mineral e combustível, tendem a ter menos ...
Maldição dos recursos naturais – Wikipédia, a enciclopédia livre
https://pt.wikipedia.org/wiki/Maldição_dos_recursos_naturais

Doença holandesa – Wikipédia, a enciclopédia livre
https://pt.wikipedia.org/wiki/Doença_holandesa
Em economia, doença holandesa (do inglês Dutch disease) refere-se à relação entre a exportação de recursos naturais e o declínio do setor manufatureiro.