domingo, 14 de julho de 2019

Estrela do Paulo Guedes está em decadência


É falsa a notícia da grande imprensa de que, com a reforma da Previdência aprovada pelo Congresso Nacional, o País vai retomar o rumo do crescimento econômico, ainda neste ano.  Sinto dizer, repetindo as minhas matérias anteriores, de que a reforma da Previdência é "hipossuficiente" para fazer voltar o Brasil ao caminho do crescimento econômico sustentável.  O "buraco" do Brasil está bem mais para baixo!

O Brasil está mergulhado em profunda "depressão econômica" só igualada com a crise econômica mundial de 1929.  O País entrou na rota da "depressão" em 2015, com queda do PIB em 2015 e 2016.  De lá para cá, o crescimento do PIB foi pífio, no entorno de 1%, número que mal cobre o crescimento populacional vegetativo do País.  Com a mudança do governo, de esquerda para ao de direita, o povo brasileiro esperou com a "mudança radical" na economia, de conservador para liberal.  Isto foi sonho de verão!  Parece que o sonho de crescimento econômico sustentável, como o do Chile, está longe de acontecer no Brasil, pelo menos no curto prazo.

No episódio da aprovação da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados, ficou visível a falta de "bancada do governo".  Quem comandou a aprovação da reforma da Previdência foi o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.  E pior dos piores aconteceu na votação do projeto de Emenda Constitucional, a reforma da Previdência só foi aprovada com o empenho e votos do "centrão".  Ficou evidente, que o governo não tem votos suficientes no Congresso Nacional.  Evidente, ficou também, de que quem decide é o "centrão", tudo como dantes do governo Bolsonaro.  A reforma da Previdência ainda terá que passar pelo segundo turno na Câmara dos Deputados e ainda terá que ser aprovado pelo Senado Federal.  Isto só vai acontecer no final de setembro, último mês do terceiro trimestre deste ano.  Acho difícil a aprovação da reforma tributária, um outro pilar da economia, ainda este ano.  Isto é agenda para 2020.

Infelizmente, o presidente Jair Bolsonaro fez o papel de "Rainha da Inglaterra", como ele próprio repudia a assumi-la.  Não saberia afirmar se vem para o bem ou para o mal, mas a estrela do Paulo Guedes está em "decadência".  Se eu estivesse no lugar dele, pegaria o boné e cuidaria dos meus negócios.  

Cada um é cada um, Guedes deve saber o que fazer da vida dele.

Ossami Sakamori

É permitido reprodução desta matéria, no todo ou de parte. 

3 comentários:

carlosjsb_b disse...

Bom dia meu caro amigo Sakamori. Parabéns pela matéria! Está consolidado em seu texto a pura realidade da situação econômica e política que vive o nosso Brasil, pois formou-se um sistema político com base no centrão, que fica quase impossível ser quebrado e isso impõe todo tipo de obstáculo para que ocorram mudanças, mesmo que essas mudanças sejam necessárias e imprescindíveis para destravar o crescimento econômico do país. Saudades sua lá no Twitter, mas eu e os demais integrantes do Conselho estamos sempre lhe acompanhando e o Marco Santini nos repassando notícias sua e informações aqui do seu blog. Abraços de seu amigo Carlos (@carlosjsb_b)

Otávio Lima disse...

seu comentário é interessante, com ressalva no tom... fabiano!

Eli Reis disse...

Concordo, mas eu daria umas pinceladas mais amenas.