quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Brasil tem futuro?


Na data de ontem, dia 17 de fevereiro, lancei um e-book no espaço cedido gratuitamente pelo Google, sob o título : Brasil tem futuro?  Certamente, não serei o primeiro e nem o último a discorrer matéria sobre um tema tão importante como este. Apesar de ter suspendido o acesso para o endereço a mim consignado, o Conselho do Google, acatou o meu pedido de reconsideração e o e-book está com o acesso liberado para qualquer interessado.

Bem, o assunto já está superado, felizmente. Mas tratarei do assunto do meu e-book e o motivo pelo qual resolvi transformar em matéria apartado deste blog. 

Este blog tem feito oposição ao governo do PT e especificamente ao governo Dilma, desde 15 de fevereiro de 2012, portanto há 4 anos. Quando iniciamos este blog, a presidente Dilma estava com 77% de aprovação do seu nome, considerado entre bom e ótimo. Independente do índice de aprovação, o governo Dilma  estava cometendo equívoco ou um erro sistêmico na política econômica. 

Não vou me alongar aqui, os detalhes do equívoco da política econômica. Foram cansativos 1999 matérias que versava sobre a política econômica equivocada e sobre ladroagem na Petrobras. Foi preciso mais de 3 anos para que a imprensa em geral, os economistas de renome e os articulistas econômicos, a iniciar críticas à política econômica da presidente Dilma. Este blog já vinha alertando o governo Dilma, sobre o equívoco da política econômica, havia 3 anos. Igualmente, este blog já falava na ladroagem na Petrobras, sem que houvesse ecos no meio dos formadores de opinião.

O fato é que, o Brasil de 2015 viveu os momentos mais negros da história recente. O País entrou em retração de 3,8% no PIB, segundo Banco Central, em 2015. O Banco Central e os agentes econômicos esperam igual índice para o ano de 2016. A alerta do equívoco na política econômica, não serviu para nada. O Brasil viveu e viverá os piores momentos na sua vida econômica e social. E de quebra, a presidente Dilma está com índice de aprovação abaixo de 10%. Não há sustentação política da presidente Dilma. 

Há possibilidade de cassação do mandato da presidente Dilma, pelo TSE, até agosto deste ano. Havendo a cassação da chapa Dilma/ Temer, haverá novas eleições para o cargo de presidente e seu vice, 90 dias após a renúncia ou cassação. Certamente, a política econômica virá à discussão pelos candidatos ao cargo de presidente da República. É aqui que mora o perigo!

Os parlamentares da oposição criticam a política econômica equivocada da presidente Dilma, mas não sabem o que estão falando. Os parlamentares e especificamente os candidatos à vacância de cargos da presidência e vice, nem sabem o que estão a falar. Para simplificar o debate, já nomeiam antecipadamente o ministro da Fazenda quando ganhar eleições para a presidência da República. No meu entender, isto não basta. 

Não basta aos candidatos à presidência fazer nomeação antecipadas do ministro da Fazenda. É necessário que o futuro presidente da República tenha conhecimento da macro economia e as alternativas para tirar o País do atoleiro que se meteu.

De princípio, os candidatos à presidência defendem os "3 eixos" da política econômica. Os eixos em discussão entre os candidatos são: equilíbrio fiscal, Banco Central independente e câmbio flutuante. Pensamento tão simplista a mim parece infantil. Mais do que infantil, este tipo de conceito da política econômica que levaram os sucessivos governos a equívocos, pela ignorância, pela incompetência e até pela má fé. Fico preocupado que muitos candidatos ao ministros da Fazenda, estão vendendo "ilusões" ao povo. 

O Brasil tem futuro, sim! Mas, que o presidente faça primeiro o dever de casa e elabore um plano de desenvolvimento sustentável ao País. O "roteiro" a seguir está apresentado no e-book: Brasil tem futuro?

Mias importante do que isto é que os formadores de opinião conhecerem as alternativas que levem o Brasil ao desenvolvimento sustentável, até para cobrar posturas dos candidatos à presidência da República. 

Ossami Sakamori










@Japa_Saka


4 comentários:

Anônimo disse...

Seu Japa Saka,

Quero lhe dizer que tenho profunda admiração pela sua pessoa.

Não sou ninguém importante, mas sei observar quem quer o bem dos seus semelhantes. O senhor é assim

Tchau e muita saúde

Unknown disse...

Nunca antes um blog(rsrsrsrs)nos demonstrou ao logo dos últimos anos dados com precisão e principalmente ilesos da covardia eleitoral e das propagandas nefastas desta que esta presidente de seu antecessor e de seu partido das trevas.
.
Samaleques a parte vamos a um raciocínio:
.
O Brasil tem futuro?
Sim!
Mas quem esta disposto a arcar com as verdadeiras manobras necessárias para corrigir nosso rumo, desnorteado por ideais impregnados de malícia financeira eleitoral?.
.
Vejamos que o caos é provocado pelos dois lados da moeda. Os políticos dado a nossa estrutura eleitoral vivem a nos oferecer toda e tudo o que é de nossa necessidade primária.
.
A sociedade não se apercebe que somos enganados porque queremos ser enganados.Nossos políticos nos dizem e nos mostram o que queremos e sonhamos e não o que é possível e real de ser feito.
.
Seria monstruoso dizer que para o país precisa ser desconstruído totalmente para que o recoloquemos no rumo certo?
.
Tipo:
.
Fim de subsídios que não levarem em conta uma produção mínima em qualquer setor.
.
Fim de tudo o que existe de pseudo gratuidade como( bolsa família,bolsa gás, merenda,uniformes,materiais,aposentadorias especiais para parlamentares e afins,condução,gratuidade de saúde,gratuidade de justiça, gratuidade de prisões,ou seja temos que voltar aos anos 70.
.
Não que não devamos ajudar.Mas toda gratuidade sem lastro gera deficiência em qualquer setor.Foi instalada na mente da sociedade uns tais direitos adquiridos que gastamos bilhões para que esses políticos que fingem os defender se mantenham sendo eleitos e reeleitos sob esta tese.
.
Nossa sociedade ainda não percebeu que que é feita de boba, onde o truque é falar os mal feitos feitos e assim que eleitos e reeleitos os mal feitos apontados continuam mal feitos.
.
Deus nos deu duas mãos para que o corpo tenha equilíbrio e possa produzir e EVOLUIR. Nós nos fazemos de bobos e preguiçosos que somos não usamos a arma mais poderosa de uma democracia que é a ALTERNÂNCIA do poder em todas as instâncias.
.
Político se gaba de estar com 3,4,5 eleições ganha, é um profissional do voto.Sabe como cativar sua prole se elege, some e volta na campanha posterior para novamente com os mesmos truques se reeleger.
.
O Brasil tem futuro,sim.O Brasil tem tudo de tudo para galgar o patamar dos países ricos.Mas a primeira EVOLUÇÃO para o Brasil sair desta merda que se encontra esta na MENTE do eleitor.
.
Essa ideologia canhestra instalada só esta ai porque milhões de brasileiros se aproveitam da PERMISSIVIDADE funeral destes desgovernos desde Lula, que propositalmente fecha os olhos para todo tipo de invasões e destruição de patrimônio público privado, onde nada se paga mas tudo se quer de graça, servindo de exército de desmiolados.
.
O meu Brasil tem solução...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Depois vou ler com calma o e-book mas só o Nióbio já me chamou atenção. Tal qual animais silvestres, diamantes e ouro, tenho uma profunda sensação de que nosso Nióbio é contrabandeado, para enriquecimento de uns poucos, em mais um crime de Lesa Pátria!
Coitado desse Brasil. Tem futuro? Acho que é a pergunta errada, Mestre Sakamori. Tudo tem futuro. Até a North Korea tem futuro. Qual o futuro do Brasil? Essa seria a minha pergunta e me apavora pensar na resposta.