segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Oi Telecomunicações no caminho da recuperação judicial.


Após a Portugal Telecom colocar dinheiro, referente a venda de ativos em Portugal,  na Oi Telecomunicações, o russo Mikhail Fridman, gestor do fundo LetterOne, acertou negociar, em 7 meses, injetar capital de US$ 4 bilhões na Companhia para tentar viabilizar a fusão com a Tim Telecomunicações.  Esta é a informação relevante divulgada pela Oi Telecomunicações ao mercado financeiro na semana que passou. Nada foi declarado por parte da Tim Telecomunicações sobre o assunto.

Vamos lembar que a Oi Telecomunicações nasceu da fusão entre Telemar e Brasil Telecom, ambas empresas resultado da privatização da Telebras, na área de telefonia fixa. A Tim Participações, também, nasceu do desmembramento da antiga Telebras, abrangendo apenas a telefonia móvel. Hoje, o controle acionário da Oi está nas mãos do grupo La Fonte dos Jereissati e o controle da Tim está com a Telecom Itália. 

Embora o controle da Oi Telecomunicações estejam nas mãos do grupo La Fonte, da família Jereissati, a maioria das ações da Companhia pertence ao BNDESpar e aos Fundos de Pensão das estatais. A família Jereissati tem cerca de 7% das ações da Companhia, mas tem controle e ascendência absolutos sobre demais acionistas, incluído o Banco de fomento estatal e os Fundos de pensão das estatais. Nem é preciso dizer que o PT do Lula colaborou para chegar nesta situação totalmente atípica onde uma família controla a Companhia que é quase que estatal. 

Conforme comentado por este blog no início deste ano, a Oi Telecomunicações deve fazer cisão da Companhia, em telefonia fixa e telefonia móvel. A pretensa fusão entre a Oi Telecomunicações e a Tim Telecomunicações só deverá ocorrer, se ocorrer, entre a  Oi Telecomunicações, parte fixa. A parte podre a Oi Telecomunicações deve continuar operando a telefonia móvel e serviços de "call center". Não está bem claro, como vai acontecer. O fato relevante deveria detalhar como pretende fazer a fusão com a Tim Telecomunicações. 

A Oi Telecomunicações, mesmo após o aporte de capital pela Portugal Telecom, no primeiro semestre, encontra-se numa situação financeira crítica. O endividamento da Oi Telecomunicações é muito alta e a maior parte está em dólares. Além de tudo, a Oi Telecomunicações carrega muitos "esqueletos" da antiga Telebras, de quem os sucedeu os passivos ocultos, entre eles passivos referente às participações financeiras dos contratos de venda de telefonia fixa, à época da Telebras. Estes passivos montam em R$ bilhões, com processos correndo na Justiça. Uma verdadeira bomba relógio, para quem assumir a Oi Telecomunicações parte podre.

A Oi Telecomunicações não tem interesse de levantar o passivo referente aos esqueletos herdados da Telebras, porque poderá expor ao mercado a sua real situação. Feito as contas na ponta do lápis, a Oi Telecomunicações poderá estar com patrimônio líquido negativo. Em outras palavras, a Oi Telecomunicações poderá estar insolvente. Isto é o medo dos atuais controladores de fazer auditoria dos "esqueletos". 

A alerta sobre o fato narrado foi feita por este blog em 20/03/2015, com o título É previsível o processo de recuperação judicial da Oi . Resta saber se o russo é suficientemente esperto para não injetar o dinheiro bom em cima de uma empresa em dificuldade. Duvido ainda se a empresa sadia Tim Participações aceite fazer fusão com a encrencada Oi Telecomunicações, sem antes levantar a real situação da Companhia. Vamos aguardar para conferir. Como sempre, com contas só serviu e servem para engordar os patrimônios da família Carlos Jereissati e Sérgio Andrade.

Há sempre um otário para assumir o "mico". Fazer o que? Avisados estão, os acionistas minoritários das companhias citadas. Os fatos não revelados estão expostos acima. 

Ossami Sakamori



 

.






@SakaSakamori


21 comentários:

Eli Reis disse...

Porque será que no Brasil atual, em todo caso enrolado, em toda maracutaia, o Partido dos Trabalhadores, por intermédio de Lula e/ou Dilma, ou seus asseclas, está sempre envolvido?

Por que será, hein?

Anônimo disse...

Pepino,

Será que só eu que bebo? Será que só eu que tou bebendo? Hein?

Xá é Xá é

Anônimo disse...

Brasileiros e brasileiras,

Depois de 35 anos de Banco do Brasil terei que voltar para a faculdade. Estudarei para fazer Direito o que não fiz nos anos passados. Fiz Administração, galguei vários cargos, e hoje aposentado não consigo manter o padrão de vida. Trabalhei tanto que nem tive como saber como seria a vida de aposentado do maior fundo de pensão da AL. As propagandas, as matérias nas revistas, mostravam uma ilha da fantasia que não existe. Falácia pura. Só é verdadeira para os diretores do BB que aposentam sem teto. Não contribuíram para receber 60 mil reais por mês de aposentadoria, mas recebem. Fora da lei, mas recebem e ninguém faz nada para isso ser corrigido.
Idoso, serei o gagá no meio dos netinhos no curso de Direito.

DEPOIS, DESAPOSENTAÇÃO - ORDEM E PROGRESSO

Leidiana S. Silva disse...

Eu tô passada!!!

Onda Vermelha disse...

Cara
Me desculpe, mas já se tornou meio ridículo essa história de tudo culpar o PT e o Governo Federal. Quem privatizou, ou melhor, "doou" o Sistema Telebrás foi FHC durante as negociatas da Privataria Tucana. E ainda forneceu ativos podres ao Tesouro Nacional e enfiou o BNDES desde o início nesta história com o aplauso unânime da "grande mídia " e do "deus mercado". O resto explica-se pela incompetência e pela sucessão erros dos gestores privados da cia durante todos esses anos apesar do imenso tarifaço praticado. Ok?

Grasiele Cristina Schumann disse...

Falou tudo!

Grasiele Cristina Schumann disse...

Falou tudo!

Anônimo disse...

Parabéns,colega previano.
Infelizmente,mais uma enganação entre milhares,disfarçadas de país da pátria educadora e a PQP.Não há nada sério nessa banânia.Como dizia a canção de Tom Jones,de há 50 anos e,sempre atual : Help Yourself. Deus cuide de todos nós,porque,por aqui,o capeta está bem servido.

Anônimo disse...

Seu usuário explica a sua tentativa de distorcer os fatos. Fora daqui comunista asqueroso. O Brasil está na merda hoje por causa de gente como você. O PT é um câncer e será extirpado pelo povo brasileiro para nunca mais voltar.

Anônimo disse...

Disse tudo Sakamori. Parabéns!

Anônimo disse...

Só uma revolução sangrenta para obter isso.Esses espertos são lisos como bagre e têm explicação até para coisas que não explicam.

Onda Vermelha disse...

E tem mais, Saka! Acho engraçado essa lógica que atribui, exclusivamente, aos méritos privados, ou melhor, aos gestores privados, em situação de "vacas gordas". Entretanto, logo culpa o GF quando as coisas dão errado. Principalmente quando sabemos que "generosos dividendos" foram pagos anos a fio aos acionistas apesar do imenso "rombo" conhecido por todos desde o início, inclusive pelo "Deus Mercado". Que tal investigar o modelo de privatização tucano de FHC? Quem relegou ao BNDESpar e os Fundos de Pensões um papel secundário na gestao em detrimento dos "sócios privados"? Além disso, quem separou a telefonia fixa (deficitária) da telefonia móvel celular (superavitaria) acabando com o subsídio cruzado que encorava o sistema? Hein? FHC... Eu estava lá! Eu vi com esses olhos que a terra um dia a comer...

Anônimo disse...

FHC deveria estar em Marte e ainda continua xafurdando,por debaixo dos panos.Político descomprometido com o país.

Onda Vermelha disse...

"Anônimo 3", muito democrático de sua parte o "fora daqui comunista". Quem entregou o Brasil "na merda" devendo ao FMI foi o seu ídolo FHC que recorreu três vezes aqueles abutres para sustentar suas pirotecnias durante o seu desastroso mandato. Tínhamos 38 bilhões dólares em reservas cambiais, 12% de inflação e 12% de desemprego em 2002! Hoje, apesar da imensa crise que o mundo atravessa, e não só o Brasil, temos 380 bilhões de dólares em reservas cambiais! E ninguém fala em recorrer ao FMI. Afinal, somos credores. Quanta diferença, não? #PSDBNuncaMais. Fala aí, explica aí, ô "revolucionário de teclado".... Hehehehehe!

Anônimo disse...

FHC,Lulalá,Tralalá...
Todos são farinha do mesmo saco.Brasil,país de todos os tolos ou de todos os safados.

Anônimo disse...

Pq não avisa o Ministério Público do Paraná? Ou entra com ação na vara (no bom sentido) do Sérgio Moro?

Unknown disse...

É meu amigo, mas faltou dizer que FHC pegou com 5500% de inflação aa.

Anônimo disse...

Bem vindo ao clube das vítimas dos fundos de pensão das estatais.
O partido agradece por ter ajudado a vaca do Vaccari a fazer negociatas com seu dinheiro.
Espero que consiga se formar a tempo de pegar um petista acusado, e fazer a devesa toda errada para que ele pegue 500 anos de cadeia

Anônimo disse...

Seu comunista e petista filho de uma puta, vai tomar no cu. Onda vermelha só se for na xoxota da tua mãe, filho da puta.

Onda Vermelha disse...

É meu caro, mas também faltou dizer que FHC nos legou um país com uma tremenda crise energética com racionamento de energia e um tarifaco(apagão! ). Mas não só isso! O insensível FHC nos legou também uma imensa legião de milhões de brasileiros na extrema pobreza... largados a própria sorte. E uma infraestrutura(estradas, portos, aeroportos, ferrovias, etc) em frangalhos... Bom, vou parar por aqui. Não é mesmo?

Anônimo disse...

Mikhail Fridman é um cleptocrata e mafioso temido no mundo inteiro. Ele e seu grupo industrial financeiro não se envolvem com negócios limpos, A eles interessam negociatas com os níveis mais altos dos governos. Este grupo em um periodo de 25 anos passou de zero a uma fortuna incalculável. Seguramente este dinheiro sendo injetado na Oi é para financiar a campanha eleitoral de 2016-2018. Vai ser pago com ativos na área de Petróleo (possivelmente restos da OGX ou Petrobras ou campos de pre sal). Desta vez o Lula cai pois a negociação não foi feita já esta na mira do FBI.