domingo, 22 de novembro de 2015

Dilma, onde foi o Brasil do futuro?


Enquanto o Mercosul, bloco econômico em formação na América do Sul, patina e não sai do papel, as nações do Sudeste Asiático estabeleceram, neste domingo, uma comunidade formal de bloco que busca propiciar a livre circulação de mercadorias e de capital. O bloco nasce deslocando o Brasil para 9ª economia do mundo e se chamará ASEAN. A sede do bloco vai ficar em Jacarta, capital da Indonésia.

O bloco nasce com população somada de 625 milhões de pessoas e um PIB estimado de US$ 2,6 trilhões. O bloco estava em formação há 12 anos, e era projeto de pelo menos 48 anos. Os países que fazem parte são, em ordem alfabética: Brunei, Camboja, Cingapura, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Tailândia e Vietnã. De ideologias completamente diversas, tem em comum o interesse econômico.

A ASEAN já nasce com tratado bilateral de comércio com Japão, China, Coreia do Sul, Estados Unidos e União Européia. Sobretudo China e Japão tem interesse pela nova Associação, porque, na prática, as corporações de ambos países, já tem empresas maquiladoras instaldas nos países membros, para baratear o custo de produção das suas mercadorias destinados à exportação.

Enquanto isto, o Brasil está em profunda recessão desde o final de 2014, devendo estender a crise até, no mínimo, fim de 2016. O exemplo da ASEAN, nos mostra que os asiáticos estão dominando o alto crescimento do mundo. Por mais que falem da China, aquele país tem projeção de crescimento de 7% ao ano para próximos anos. A Índia está despontando como novo tigre asiático, com crescimento projetado de 7% ao ano. Agora, a ASEAN, com o PIB somado de US$ 2,6 trilhões e crescimento médio não menos que 3% ao ano.

Os países emergentes crescem a uma taxa de dar inveja aos brasileiros, pois que o Brasil está com PIB em declínio. Portanto, não cabe à presidente Dilma, a desculpa da recessão do Brasil aos fatores externos. Se outros emergentes podem crescer, por que o Brasil, não?

Dilma, onde foi o Brasil do futuro?

Ossami Sakamori












9 comentários:

Anônimo disse...

O Brasil é um mico perante a comunidade internacional,onde países têm governos comprometidos com seus povos e não são governados por quadrilheiros da pior espécie,preocupados somente em roubar e se locupletar nos cargos que exercem,com políticos mercenários,lesa-pátrias,sem escrúpulos e com pessoas que se acham donas do ex-país chamado Brasil, que nunca sairá deste marasmo podre e mal-cheiroso.Quem pode ir embora daquí já perdeu tempo tentando mudar m...

Anônimo disse...

PIOR QUE ACHO DIFÍCIL BOTAR NA CANA O RATO SAPO MOLUSCO E SUA TRUPE. COM BILHÕES E BILHÕES DESVIADOS NÃO ACREDITO QUE EXISTA CADEIA QUE CONSIGA MANTER ESSA CORJA PRESA. ALGUÉM DISCORDA?

joao trindade disse...

Essa cambada de sangue-suga nunca vai largar o poder,que tomou na mão-grande.Com o exército melancia e o povo bundão,o Brasil acabou e o povo se f... para sempre.Paisinho sem futuro e povo destinado a comer m...

Anônimo disse...

O Brasil pode se enforcar,bem como os brasileiros honestos.
Quem tem idade,capacidade e visão tem dezenas de outros locais muito melhores para migrar.Quem ficar aqui tem opção de aderir ao sistema doente que aí está, administrar herança pessoal ou poucos ramos compensadores de renda ou,como a grande massa,esperar a conta...

joao trindade disse...

O Brasil do futuro está nas mãos dos larápios que tomam conta de todos os poderes que deveriam cuidae do país e só cuidam de seus interesses pessoais.O Brasil não tem futuro e envergonha seu povo,pois repete lições repugnantes de um passado sem glória.Será eternamente um gigante adormecido em berço esplêndido,carne gorda para alimentar os abutres de plantão,empoleirados para cumprir sua missão demoníaca e destruir os sonhos dos brasileiros.A Justiça Divina é muito lenta,mas inexorável e,mais cedo ou mais tarde, apanhará esses ladrões,que legislam em causa própria.

Unknown disse...

Tudo isso é fruto da falta de visão estratégica, de muitas décadas, de nossos governantes. Os governantes brasileiros só olham para seu próprio umbigo e pela manutenção do clientelismo para garantir os puchas sacos que trabalham para mantê-los no poder.

Anônimo disse...

Brasil,vergonha internacional.
País de altíssimo nível de corrupção e falta de comprometimento dessa legião de falsos brasileiros,empossados ou não ,em cargos políticos,sob mando de patifes blindados que mereciam guilhotina.Cadê o exército comprado pelos comunistas,que juraram manter a lei e a ordem?Seus componentes não são civis e eles mesmos, antes de serem militares,não são civis e filhos da pátria que trairam,deixando os lesa-pátrias fazerem o que querem?

Anônimo disse...

Não é dificil governar o Brasil. Apenas é inútil.

Anônimo disse...

O Brasil é chiqueiro dos porcos que tomaram o poder.
Só saem na degola...