quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Brasil viverá crise não visto nos últimos 50 anos!


Parece que o povo não se deu conta da gravidade da situação econômica do País. A imprensa em geral, não chama atenção do quadro econômico como deve ser mostrado. A maioria dos analistas econômicos é unânime em afirmar que o quadro da economia brasileira é preocupante, no entanto, a imprensa brasileira ignora o assunto. Passa batido!

O ano de 2015 está prestes a terminar. O quadro é alarmante! A economia brasileira deve fechar o ano com retração de 3% do PIB. A taxa básica de juros está nas alturas, com Selic em 14,25%. Juros dos cartões de crédito explodindo, mais de 400% ao ano, contra 10% de inflação. A inflação oficial, IPCA, ultrapassando a barreira psicológica de dois dígitos (acima de 10%). Inflação do bolso (não científico) batendo a casa dos 30%. Pior cenário não podería encontrar. 

Um quadro caótico como este, somado ao descontrole dos gastos do governo, que não consegue fechar o balanço das contas em equilíbrio, por dois anos consecutivos, não tem como fazer previsão otimista para o próximo ano. Com a continuidade do governo Dilma, não vejo possibilidade de reversão do quadro da economia, nem no horizonte mais elástico. O ano de 2016 está perdido, de antemão. 

O ano de 2016 deve marcar com a retração da economia, novamente, nos níveis de 3% do PIB. Dentro da política econômica equivocada, o Banco Central deverá manter a taxa básica de juros no atual patamar, nos níveis de 14% para os próximos 12 meses. 

Se o governo Dilma, não tomar novas medidas de ajustes na economia do País, a inflação não cederá tão facilmente. Pelo contrário, a inflação tende a explodir. É imprevisível o nível de inflação para o próximo ano. Sem medidas de contração da base monetária, a inflação oficial deverá alcançar facilmente os 15%. À essa altura a inflação do bolso nos próximos 12 meses, vai manter nos 30% ou mais.

Diante do quadro desenhado para o próximo ano, as empresas deixarão de produzir para aplicar o dinheiro no mercado financeiro como "hedge" do seu patrimônio. Para empresas seria mais seguro e rentável fazerem aplicações do dinheiro em títulos do governo do que investir em produção, correndo sérios riscos de prejuízos. A consequência será inexorável, haverá o agravamento da dispensa dos trabalhadores, em todos os setores da atividade. O caos econômico, de hojre, vai passar ao quadro de caos social.


A renda dos trabalhadores perderá o poder de compra, já apertado, em mais 30%, novamente!  O País viverá não mais a crise econômica e financeira, mas uma crise social, não visto, pelo menos nos últimos 50 anos! 

A situação do Brasil nos próximos 12 meses será alarmante!

Ossami Sakamori




13 comentários:

Anônimo disse...

Quais países aceitam idosos brasileiros para sairem daqui o mais breve possível.O Google não ajuda muito.Para nipo-descendente não é difícil,dada a situação do Japão e,para os outros?Se alguém tiver alguma díca,por favor,informe.É sério.Aqui ficou inviável e sem futuro.

Unknown disse...

Tá feia a coisa e sem previsão de melhora. Quem parou o país foi a Dila e sua patota, não os caminhoneiros. Agora é torcer para a Força Tarefa, MPF, Judiciário, TSE, conseguirem cortar o mal pela raiz o mais rápido possível ou serão anos irrecuperáveis para toda uma geração.

Anônimo disse...

Eis e solução da crise: o governo gastará 56 milhões em publicidades de panaceias para iludir o povo. Qual emissora de TV está comemorando?

Anônimo disse...

O rango da ala VIP da Papuda terá até caviar, e claro a velha 51

Anônimo disse...

A companheira e ministra da Agricultura Kátia Abreu, relatora no senado do sepultamento da CPMF no governo Lula, ainda não se manifestou sobre a volta do imposto. O que é isso companheira? Já tem carteirinha do MST?

Anônimo disse...

Si demo bem! A câmara daputada aprovou que quem tem dinheiro no exterior anterior a 31/12/2014, não terá problemas com o fisco. Basta pagar uma taxinha e fica tudo limpo.

Ki beleza! Isso aqui é uma maravilha


ORDEM E PROGRESSO

Eli Reis disse...

Um quadro como esse e Lula fazendo todos saberem de sua intenção de incentivar o crédito para as classes mais baixas para criar novamente a impressão de poder de compra.

Tudo prevendo candidatar-se em 2018.

Corrigir os problemas estruturais do governo de seu partido, nem pensar.

Durmamos com um barulho desse.

Anônimo disse...

O desemprego está criando muito descontentamento, e com isso a fome em casa. Quando se mexe na barriga de alguém, muita coisa ruim pode acontecer e a História da Humanidade está muito bem documentada sobre esse tema.
Essa vaca não quer saber disso? Ela julga que somos a Bulgaria? E esse vagabundo com nove dedos? Como nada lhe falta, os outros que se danem.

joao trindade disse...

Sem saída.
Um lenço para cada um enxugar um iceberg.
Ladrões no poder e o povo já se f...

Anônimo disse...

Com o comunismo já implantado no Brasil,é só aguardar a edição tupiniquim da Venezuela.O que restou é pedir para morrer logo.

Anônimo disse...

Parece que,pelo andar da carruagem só há uma saída:importar homens-bomba para acabar com Brasília e o Forró de São Paulo.

virginialeite.blogspot6.com. disse...

Infelizmente Ordem e Progresso já não existem mais no país. apenas crises e mais crises , corrupção e mais corrupção !

Anônimo disse...

O Brasil só conheceu Ordem e Progresso na bandeira que ostenta.
Desde sempre,fomos e seremos uma republiqueta a serviço de ladrões legalizados.