segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

DILMA, RAINHA DA SUCATA

Não pensem vocês que fico feliz em anunciar que a nossa presidente Dilma é a Rainha da Sucata. Mas, infelizmente, ela é. Para encurtar a conversa, vejamos.

Ensino Fundamental. Denunciadas inúmeras vezes pelo Senador Cristovam Buarque no Senado, a evasão escolar no Ensino Fundamental é muito grave. Segundo o próprio MEC, 1 em cada 10 alunos entre 15 a 17 anos deixa de estudar. A proposição do mesmo senador, de tornar o Ensino Fundamental em período integral e a necessidade de qualificação e remuneração dos professores, nos faz crer que o Ensino Fundamental no Brasil deixa muito a desejar. 


Saúde Pública. O descaso no setor de saúde pública mereceria uma matéria à parte, de tão sucateado que se encontra.  Mesmo, com recente aprovação da Emenda 29, o problema está longe de se tornar eficiente.


Segurança Pública. O abandono dos profissionais do setor de segurança, os Policiais Civis e Militares, à mercê da própria sorte e sem armamentos adequado para enfrentamento de maginais e traficantes podemos afirmar que o setor de segurança pública no Brasil está longe de ser exemplo de modernidade.


Transporte Urbano. A falta de sistema metropolitanos de transportes coletivos em cidades importantes do país, com exceção da cidade de São Paulo, faz crer que estamos com o sistema de transporte coletivo em completa exaustão.


Transporte Rodoviário. Qualquer cidadão do país, nota-se o completo abandono na manutenção do sistema de transporte rodoviário quando se põe fora do portão da sua própria moradia. Nem mereceria maiores delongas.


Transporte Ferroviário. O nosso ramal ferroviário em sua maior parte, cerca de 24.000 Km está em sistema métrico, isto é bitola de 1,00 m, construído pelos ingleses no início do século passado. Há cerca de, apenas 4.000 Km, em sistema bitola larga de 1,60 m, pertencente sobretudo a iniciativa privada da Vale S.A.


Forças Armadas. Dão conta de que Exército, Aeronáutica e Marinha, conforme depoimento dos Comandantes das áreas respectivas, estão com equipamentos todos sucateados.  O ícone do sucateamento está no Porta Avião São Paulo, uma embarcação fabricada em 1960, adquirido pelo pelo Brasil em 2001, passou por uma reforma por 5 anos e relançado em 2010, em operação. Não podemos dizer que é o equipamento é um exemplo de modernidade.


Estação Antártica Comandante Ferraz. Uma estação construído ao longo de 30 anos, um verdadeiro acampamento em latas, se comparada com estações com mesma finalidade construída pelos países do Primeiro Mundo. Deu no que tinha que dar. Uma verdadeira sucata que, infelizmente, explodiu literalmente e foi para o ar. 


As situações descritas acima, suscintamente, podemos afirmar categoricamente que é uma situação crítica, de verdadeiro sucateamento de serviço ou de material.  Felizmente, se houver um Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico Social, poderemos planejar a modernização com o devido entrelaçamento entre diversos setores multidisciplinares aqui descritos e outros não.


#QueroBrasilMelhor e #EuSouDaResistance (com a).

Ossami Sakamori, 67, engenheiro civil, foi prof UFPR.
Atende pelo Twitter: @Sakamori10  

Um comentário:

Ricardo Mendes Jr disse...

Caro Ossami,

Todos estes problemas vêm de 10, 20 anos, ou mais (em alguns dos casos que você citou), certo? Então acho injusto adjetivar a nossa Presidente. E por virem de há tanto tempo, demonstra que não tivemos um planejamento estratégico para resolvê-los, e que, por consequência, o dinheiro gerado - pelo trabalho, poupança interna, empréstimos ou emissão, não foi bem aplicado.