É impressionante ver o povo brasileiro vibrar com o carnaval. Começando pelo desfile no Marquês do Sapucaí, passando pelo trio elétrico da Ivete Sangalo e terminando em desfile de blocos nas ruas do Recife. O povo participa. São milhares de pessoas na rua, nos 4 dias de folia!
O povo participa, mesmo! Na quarta feira de cinzas já está pensando no próximo carnaval. Que fenômeno é este? É alegria pura? Não seria, o troco que o povo quer dar à submissão, à opressão e a todo tipo de humilhação que sofre durante os 365 dias do ano? Nem seria necessário ser sociólogo para entender que é misto de tudo isso.
O povo se projeta nas escolas de samba, nos passistas, nas portas estandartes, nos carros alegóricos. Toda aquela beleza, a opulência, a caricatura, a nudez, o batuque, é exatamente o que não pode ser no cotidiano. E como tudo é fantasia e é ilusão, acaba na quarta feira de cinzas. E na quinta feira, já começa esboçar a ilusão do carnaval do ano seguinte, com esperança de ver o carnaval tornar-se realidade.
Os marketeiros de plantão, sabem disso. Sabem eles que o povo se empolga com a fantasia, mesmo que ela seja produto de desesperança e de enganação. Mostram ao povo festival de mentiras, de roubalheiras, de canalhices, sem nenhum pudor, como se este fosse passarelas de musas do samba.
Espero e desejo que o Carnaval continue, mas que o carnaval de canalhices de governo déspota termine na quarta feira de cinzas do ano de 2012.
Ossami Sakamori, 67, engenheiro civil, analista informal da política e economia. Atende pelo Twitter @sakamori10
Um comentário:
Somos 204 milhões no Brasil... Um minoria que grita no carnaval compara-se aos que derrubam os muros de Jericó pelo marchar em volta e tocar trombeta feita de chifre!
Agora homenageiam-se pessoas ainda vivas! o que antes era apenas homenagem póstuma pois só aos mortos a verdade!
"Favela amarela, alegria da vida!"
"Lata d´água na cabeça, lá vai Maria!"
Assim as favelas crescem em tamanho e quantidade!
No século XXI reverta-se o sentido para tanta to felicidade!
Desejamos um bom carnaval mas com motivos verdadeiros!
Quero um Brasil muito melhor!
Postar um comentário