Receba novas matérias via e-mail adicionando o endereço

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

CARNAVAL, RETRATO DO BRASIL

É impressionante ver o povo brasileiro vibrar com o carnaval. Começando pelo desfile no Marquês do Sapucaí, passando pelo trio elétrico da Ivete Sangalo e terminando em desfile de blocos nas ruas do Recife. O povo participa.  São milhares de pessoas na rua, nos 4 dias de folia!

O povo participa, mesmo! Na quarta feira de cinzas já está pensando no próximo carnaval. Que fenômeno é este? É alegria pura? Não seria, o troco que o povo quer dar à submissão, à opressão e a todo tipo de humilhação que sofre durante os 365 dias do ano?  Nem seria necessário ser sociólogo para entender que é misto de tudo isso.


O povo se projeta nas escolas de samba, nos passistas, nas portas estandartes, nos carros alegóricos. Toda aquela beleza, a opulência, a caricatura, a nudez, o batuque, é exatamente o que não pode ser no cotidiano. E como tudo é fantasia e é ilusão, acaba na quarta feira de cinzas.  E na quinta feira, já começa esboçar a ilusão do carnaval do ano seguinte, com esperança de ver o carnaval tornar-se realidade.


Os marketeiros de plantão, sabem disso.  Sabem eles que o povo se empolga com a fantasia, mesmo que ela seja produto de desesperança e de enganação. Mostram ao povo festival de mentiras, de roubalheiras, de canalhices, sem nenhum pudor, como se este fosse passarelas de musas do samba. 


Espero e desejo que o Carnaval continue, mas que o carnaval de canalhices de governo déspota termine na quarta feira de cinzas do ano de 2012. 


Ossami Sakamori, 67, engenheiro civil, analista informal da política e economia. Atende pelo Twitter @sakamori10
 

Um comentário:

  1. Somos 204 milhões no Brasil... Um minoria que grita no carnaval compara-se aos que derrubam os muros de Jericó pelo marchar em volta e tocar trombeta feita de chifre!
    Agora homenageiam-se pessoas ainda vivas! o que antes era apenas homenagem póstuma pois só aos mortos a verdade!
    "Favela amarela, alegria da vida!"
    "Lata d´água na cabeça, lá vai Maria!"
    Assim as favelas crescem em tamanho e quantidade!
    No século XXI reverta-se o sentido para tanta to felicidade!
    Desejamos um bom carnaval mas com motivos verdadeiros!
    Quero um Brasil muito melhor!

    ResponderExcluir

Não há censura ou moderação nos comentários postados aqui.
De acordo com a legislação em vigor, o editor deste blog é responsável solidário pelos comentários postados aqui, inclusive de anônimos.