sábado, 2 de março de 2019

Lula é presidiário vip!

Crédito de imagem: Isto É

É difícil como ser humano comentar sobre o episódio da saída do Lula da carceragem da Polícia Federal de Curitiba para o enterro do neto do seu neto Arthur em Santo André. Arthur é filho do Sandro Luis Lula da Silva, filho do ex-presidente.  No entanto, em Lula sendo um ex-presidente da República, presidiário, devo tecer algum comentário.

Lula da Silva está preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba, condenado que foi no processo referente ao Triplex de Guarujá. A prisão decorreu da confirmação da condenação em segunda instância pelo TRF4 de Porto Alegre.  Há uma controvérsia sobre prisão em segundo instância, que deverá ser votado em plenário do STF no próximo mês.  Controvérsia ou não, o STF confirmou a prisão do Lula sentenciado pelo então juiz federal Sérgio Moro.  Enfim, o Judiciário brasileiro decidiu pela prisão do Lula. E, ponto final. 

O que coloco em dúvida, como leigo que sou em legislação brasileira, as filigranas jurídicas que concede benefícios especiais ao Lula da Silva. O Lula é tratado, em regime especial, que nenhum dos condenados ao mesmo tipo de condenação estejam cumprindo, que eu tenha conhecimento.  Como contribuinte, estou sabendo que a prisão na Polícia Federal está custando aos cofres públicos, entre R$ 300 mil a R$ 500 mil, a cada mês. Se o Judiciário assim decidiu, comento, mas não discuto.

Hoje, o Lula da Silva deverá deslocar-se ao Santo André, para participar do passamento do seu neto Arthur, segundo a grande imprensa.  A Gazeta do Povo de Curitiba postou comentário de que o governo do Estado do Paraná vai dispor o avião utilizado pelo governador para levar e trazer o Lula ao Santo André.  Ninguém teve ousadia de perguntar aos autoridades sobre os custos de deslocamento do Lula para os contribuintes paranaenses. Então, eu o faço. 

O que me preocupa, como simples contribuinte, é que todos os 600 mil presos comuns, em tese, poderão pedir "isonomia" de tratamento dispensado ao Lula da Silva.  Em sendo atendido, haja dinheiro do contribuinte para pagar estas contas!

Como qualquer cidadão, sinto pesar pelo falecimento do  Arthur, neto do ex-presidente.

Ossami Sakamori


Nenhum comentário: