sábado, 9 de março de 2019

A Rede Globo não vai derrubar o presidente Bolsonaro!

Crédito de imagem: Veja

Segundo a revista Veja, o assunto mais polêmico da semana foi os tweets obscenos (sic) postados pelo presidente Bolsonaro. Ainda, segundo a Veja, o seu editor Filipe Vilicic defende a hipótese de que o presidente se aproveitou da repercussão para criar uma "cortina de fumaça" que encobriria questões realmente relevantes.  Outros veículos importantes como a rede Globo explorou intensamente sobre o tema e sobre as novas falas do presidente da República, fazendo críticas pesadas.  

O verdadeiro pano de fundo não está nos episódios do período de carnaval.  Nem mesmo, a declaração pouco cuidadosa do presidente sobre a importância das Forças Armadas na garantia da manutenção da democracia no Brasil e no mundo todo.  O presidente da República deu uma esbarrada na linguagem, tanto quanto eu tenho cometido aqui, ao se referir sobre a democracia. Ele disse sobre a democracia como sendo "concessão" das Forças Armadas. No contexto da fala, eu tinha entendido como "mantido" pelas Forças Armadas.

O pano de fundo é bem outro.  Os eleitores do presidente Bolsonaro, tanto quanto a grande imprensa, sabem que o presidente da República usa, até nos discursos oficiais, linguagens chulas.  Graças a estas linguagens chulas e diretas que o deputado Jair Bolsonaro se elegeu presidente da República nas eleições legítimas em outubro.  O fato concreto é que o presidente da República cortou as verbas publicitárias R$ bilionárias para a grande imprensa.  O governo federal e as estatais gastavam cerca de R$ 5 bilhões anuais em "publicidade".  

No Brasil, a grande imprensa, sobretudo a Rede Globo, faz e desfaz um presidente da República.  Foi o que aconteceu com o Fernando Collor de Melo.  A Rede Globo inventou o "mito" da época, o Collor de Melo, e quando não mais interessava para seus interesses, o destituiu orquestrando o seu "impeachment".  A Rede Globo quer repetir a história, com o presidente Bolsonaro.  Onde vai a Globo, vai o resta dos meios de comunicação.  Só esquece a Globo que os momentos são outros.  O povo amadureceu!

A Rede Globo não vai derrubar o presidente Bolsonaro!

Ossami Sakamori

Um comentário:

Miriam Ferreira disse...

Simplesmente cansamos da imoralidade.