quinta-feira, 21 de março de 2019

Onyx Lorenzoni está na linha de tiro do Planalto

Crédito da imagem: Folha

O governo do presidente Bolsonaro, ainda, não tem maioria para aprovar a reforma da previdência na Câmara dos Deputados.  O presidente da Comissão da Constituição e Justiça da Câmara Felipe Francischini, está encontrando dificuldade em indicar o relator da matéria.  A data prevista para hoje, poderá ser postergado para a próxima semana.  A partir da indicação, o relator terá 5 dias úteis para apresentar o Relatório para ser discutido pela Comissão, data em que se dará o início da tramitação do processo da reforma da previdência.  

A previsão inicial do presidente Bolsonaro e do ministro da Economia Paulo Guedes era de que a "fatura" (sic) fosse liquidada ainda no primeiro semestre. Os mais otimistas dizem que a reforma será aprovada somente no segundo semestre.  A reforma da previdência, após a aprovação na Câmara dos Deputados terá que ser aprovada, também, pelo Senado Federal.  A maior dificuldade é que uma parte da reforma da previdência terá que ser via Emenda Constitucional que necessita de maioria absoluta dos votos da Câmara e do Senado.  Na Câmara dos Deputados necessita de 308 votos à favor da reforma e no Senado 54 votos para aprovação de qualquer Emenda Constitucional.

O maior problema está em conseguir a adesão espontânea de votos necessários para a reforma, no caso, a da previdência.  Até este momento, o governo não tem esta maioria, segundo voz dentre os congressistas. Vamos lembar que o sistema de governo no Brasil é presidencialista de coalizão. Até este momento, o governo Bolsonaro não tem "coligação de partidos" que dê sustentação no Congresso Nacional. 

Historicamente, a formação de "coligação de partidos" cabe, não ao presidente da República, mas sobretudo ao ministro-chefe da Casa Civil, no caso o Onyx Lorenzoni, DEM/RS. Na Câmara, o ministro-chefe da Casa Civil teve atuação mediana, sem ser um deputado que se destacasse entre seus pares.  Onyx Lorenzoni era "mais um" dentre os 513 deputados da Câmara dos Deputados.  Onyx Lorenzoni está na Casa Civil por ter participado ativamente da campanha do presidente Jair Bolsonaro, tanto quando o já defenestrado ex-ministro da Secretaria da Presidência Gustavo Bebianno. 

Onyx Lorenzoni está na linha do tiro do Planalto.

Ossami Sakamori






Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, vejam por favor o site que fiz em homenagem ao querido Presidente Jair Bolsonaro:

http://www.heroibolsonaro.com/