segunda-feira, 18 de junho de 2018

O Brasil está patinando...


O país se encontra como que caminhão no atoleiro. O Brasil está patinando desde 2015. O País passou por pior depressão dos últimos 100 anos!  O PIB decresceu em 2015 e 2016 cerca de 7%, enquanto o mundo cresceu a uma média de 7% no mesmo período. Assim sendo, o Brasil ficou 14% mais pobre que o resto do mundo. O País caminhou na contra mão do mundo. 

O governo Temer sucedeu ao da Dilma com promessa de uma "ponte da esperança".  Decorrido dois anos, a travessia virou uma "ponte da desesperança".  Deste mato, o do Michel Temer, não sai mais nenhum coelho.  A economia do País vai se arrastar até o final deste ano, tal qual seleção brasileira de futebol, na melhor das hipótese, no "empate".  Não há nenhuma esperança para mudança no curto prazo.

Nas últimas quatro semanas, o País viveu o caos de desabastecimento com a greve dos caminhoneiros. O governo Temer fez mais atrapalhada do que apresentar soluções. Deu desconto no preço do diesel de R$ 0,46 que será coberto pelo contribuinte na forma de re-oneração de tributos que iria acontecer somente em 2022. 

Governo Temer, na tentativa de acalmar os caminheiros ou o oligopólio do transporte de cargas, tenta tabelar os preços dos fretes. Uma tentativa inútil. O preço de frete se define de acordo com a lei da demanda e oferta, nas centrais de fretes ou nos portões das indústrias. A situação da tabela de preço dos fretes ficou até cômico. Agora, quem tenta dar um ordenamento ao caos que se criou no tabelamento dos fretes, é o ministro do STF.  Veja só, onde foi para o assunto!

O Brasil quer passar incólume ao crescimento dos Estados Unidos, um nível de crescimento que eles próprios estão preocupados. Estados Unidos está com taxa de desemprego abaixo de 4%, enquanto que no Brasil está acima de 13%. O resultado é que o crescimento dos Estados Unidos está canalizando o capital de investimento direto e capital especulativo em direção àquele país. E o atoleiro do Brasil continuará, agora, agravado pela conjuntura externa, a boa, dos Estados Unidos.

O Banco Central do Brasil tenta acalmar o mercado de câmbio, provocado com a revoada de investimentos diretos e especulativos em direção aos Estados Unidos. Banco Central optou em lançar títulos atrelados ao dólar, denominado de swap cambial tradicional para tentar conter a alta do dólar. O Brasil lançou nessas últimas quatro semanas, equivalente a US$ 38 bilhões, valor correspondente a cerca de 10% da Reserva cambial. O Banco Central já noticiou que vai intervir no mercado quanto fosse necessário para "segurar" o dólar.  Toda intervenção é um "artifício". 

Percebe-se que o governo Temer está totalmente "perdido". Não sabe o que faz.  Tenta tabelar o frete. Agora, tenta tabelar o dólar.  Este filme já vimos várias vezes no passado recente da história brasileira.  Quem não se lembra do tabelamento de preço do Sarney ou confisco de poupança do Collor?

Enquanto isto, o Brasil continua patinando...

Ossami Sakamori



3 comentários:

Unknown disse...

Um País sem solução,onde sua própria justiça é uma palhaçada, fica se rejulgando para soltar bandidos, onde ñ existe confiança popular em nenhum poder e onde todos os poderes ñ se preocupam com o País real, apenas com aquele que eles criaram para eles mesmos, onde Educação e Saúde é ficção, honestidade é conto de Fadas, quem se atreve a aplicar em um barco sem direção, onde Lei protege Ladrão e Bandido e quem trabalha paga a conta da Farra Política ? Me atrevo a perguntar QUE PAÍS É ESSE ? A resposta ñ é difícil de dar.....é um cabide de ladrões. E nenhum é motorista de caminhão, vamos ficar patinando e atolando até que um outro País nos domine, acabe com a palhaçada do futebol, do carnaval, da Lei Rouanet e outras vergonhas mais e acabe de vez com esse TSJ, com metade dos Senadores, com quase todos deputados, acabe com vagabundos Togados que com medo do povo precisam sair com escolta. O POVO Ñ SABE A FORÇA QUE TEM.

JOÃO CARLOS MARTINS disse...

NÃO É QUE NÃO SAB NÃO TEM POIS ESSA GERAÇÃO DE 20 A 50 ANOS FORAM IDIOTIZADAS POR ESSES GOVERNOS CUMUNISTAS marxistas ou GRANSCISTAS PARA SEREM MASSA DE MANOBRA SE BORRAM QUANNDO SE FALA EM EMPUNHAR UMA ARMA PARA SE DEFENDER QUE DIRÁ PARA DEFENDER A PATRIA NUNCA OUVIRAM FALAR SOBRE PATRIOTISMO AS FFAA VAO MORRER SENTADOS ESPETANDO UMA REAÇÃO DESSE POVO ACOVARDADO!

Anônimo disse...

Seu Saka,

Podia terceirizar o governo. Pedir o pessoal do Trump para governar pra nóis.