quarta-feira, 27 de junho de 2018

Brasil continua sendo quintal dos Estados Unidos!


Presidente Temer não tem dado importância ao prenúncio de uma crise econômica, sem precedentes, por conta da política protecionista dos Estados Unidos. O vice-presidente Mike Pence daquele país esteve ontem em visita ao presidente Temer, no Palácio do Alvorada, para um puxão de orelha pelo não protagonismo na América do Sul. No governo Temer, o Brasil apequenou-se perante os demais países da América Latina e sobretudo perante os países da América do Sul.  Presidente Temer não soube capitalizar a visita do Mike Pence para aumentar as trocas comerciais para com os Estados Unidos. 

Politicamente, perante o mundo, a América Latina é quintal dos Estados Unidos.  Estava ou está reservado ao Brasil a função de "guardião" dos Estados Unidos no cone sul. O Brasil está perdendo a liderança com ascensão do Michel Temer à presidência da República. Mike Pence cobrou do Michel Temer, posição firme contra o governo do Nicolás Maduro da Venezuela. O Brasil não tem posicionado politicamente contra o regime socialista da Venezuela, desde o impeachment da Dilma.  Se antes, o apoio era total ao regime socialista do Maduro pelos governos petistas, o governo Temer tem ficado ao largo dos acontecimentos na vizinha Venezuela.  O máximo que o presidente Temer conseguiu com o Mike Pence foi a promessa da liberação das crianças brasileiras, presas em consequência da "entrada ilegal" dos pais das crianças, onde respondem pelo ato em prisão americano. 

Brasil sendo guardião dos Estados Unidos na América do Sul, certamente, em segredo de Estado, o Brasil deverá ceder a Base de Alcântara em Maranhão, para lançamento de satélites dos Estados Unidos. O fato não é novidade para os brasileiros.  Durante a segunda Guerra Mundial, o Brasil abrigou uma base aérea americana em Natal no Rio Grande do Norte, onde chegou a abrigar mais de 10 mil soldados da Força Aérea americana.  A Base de Alcântara será um "enclave" americano no território brasileiro. 

Brasil continua sendo o "quintal" dos Estados Unidos!

Ossami Sakamori

Nenhum comentário: