sábado, 5 de março de 2016

Volta o fantasma do Plano Collor.


Foi em 15 de março de 1990 que Fernando Collor tomou posse como presidente da República, no meio de uma crise econômica sem precedente. Até a véspera, o Plano Cruzado II do governo José Sarney dera com burros n'água. A inflação do mês de março daquele ano, fechou em 84,3%. Collor congelou por 18 meses, 80% de todos os depósitos e aplicações, para enxugar a base monetária.

O que chama atenção deste articulista, é que dentro do Plano Real, os indicadores atuais estão alarmantes. Após longo período de estabilidade da moeda, a economia brasileira mostra sinais de "cansaço" ao atual modelo neoliberal intervencionista. Os fundamentos básicos da política econômica são os mesmos nestes 21 anos do Plano, diferindo entre um governo e outro, maior ou menor intervenção na economia. 



Publicidade:  e-book :  Uma nova matriz econômica

Segundo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, o grande desafio é recuperar a demanda interna, o que estaria sendo buscado com a atuação do governo em várias frentes. Diz ainda o ministro que "no momento em que as medidas produzirem efeitos, será possível retomar o crescimento econômico, com geração de renda e emprego em bases mais sustentáveis".

Eu tenho chamado atenção para o equívoco da política econômica, desde 15 de fevereiro de 2012, data da abertura deste blog. O quadro que se encontra a economia do País, é consequência do "erro sistêmico" da política neoliberal da equipe da presidente Dilma, seja do primeiro mandato ou deste mandato. 

Aliado ao equívoco da política econômica, o governo do PT, está envolvido até o pescoço na ladroagem na Petrobras, desvendada pela Operação Lava Jato. O governo Dilma perdeu credibilidade no mercado internacional, apontado pelo rebaixamento das notas de crédito para o "grau de especulação", pelas principais agências de riscos. Governo Dilma perdeu credibilidade perante os agentes econômicos do País e do exterior. E para piorar a situação, a presidente Dilma perdeu apoio no Congresso Nacional para realizar as reformas que pretende a equipe econômica. Há visível debandada de parlamentares da base aliada para a oposição.

O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, diz que espera a retomada de investimento e consequente início da mudança de rumo na economia no terceiro trimestre deste ano. Tudo indica que, novamente, a presidente Dilma, se até lá permanecer no cargo, terá mais uma decepção.

E o Plano Collor volta a aguçar mente dos formuladores da política econômica, deste ou do futuro governo. 

Ossami Sakamori











17 comentários:

Unknown disse...

Não existem MÁGICAS capazes de nos tirarem deste CAOS financeiro e MORAL pelo qual estamos fadados a passar. O que DILMA e seus MAGOS precisam começar a entender, é que não importa a POÇÃO que preparem , sem estes dois INGREDIENTES SECRETOS o FEITIÇO só irá piorar as coisa.
.
Os INGREDIENTES SECRETOS que agora serão REVELADOS são do conhecimento de poucas pessoas (204 milhões).
.
EIS-LOS :
.
1 ° Uma potente dose de CREDIBILIDADE.
.
2 ° Uma pitada que fosse de PREVISIBILIDADE.
.
Sem estes INGREDIENTES SECRETOS, toda e qualquer poção estará fadada ao FRACASSO.
.
Como Dilma não possui nenhum destes INGREDIENTES SECRETOS a saída mais PLAUSÍVEL seria sua RENUNCIA.
.
Mas para tanto seriam necessários outros INGREDIENTES SECRETOS:
.
PATRIOTISMO, VISÃO DE FUTURO, COMPETÊNCIA, E que as cordinhas que Lula lhes impôs desde o princípio(agora é tarde) fossem quebradas...

Anônimo disse...

Realidade de lula:

lula ao telefone:

"Eles que enfiem no cú todo o processo"

https://www.youtube.com/watch?v=2a6bk98R_go

Anônimo disse...

"117 investigados da Lava Jato tiveram condução coercitiva. Por que só com Lula o instituto é questionado?

Os procuradores informam que durante as 24 fases da Operação Lava Jato, foram cumpridos 117 mandados de condução coercitiva e nunca, antes, houve qualquer protesto. Em consistente nota, o MPF do Paraná diz que o STF convalidou todos os mandados anteriores. A grita de Lula, dos lulopetistas e seus simpatizantes, mas até mesmo de gente como o ministro Marco Aurélio Melo, tem tudo a ver com a figura de Lula, que se pretende e pretendem encarar como um Deus ex-machina, quando na verdade o que está em jogo é ação maldita do chefe da perigosíssima organização criminosa.

O Ministério Público Federal (MPF) em Curitiba emitiu nota neste sábado à noite para justificar o pedido de condução coercitiva do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. O motivo da medida teria sido uma alegação do próprio ex-presidente, em habeas corpus que suspendeu seu depoimento ao Ministério Público de São Paulo.

(...)"

http://polibiobraga.blogspot.com.br/2016/03/117-investigados-da-lava-jato-tiveram.html

Anônimo disse...

"O tríplex, o sítio e a fortuna

A sociedade secreta de Lula com as empreiteiras envolvidas no escândalo de corrupção da Petrobras rendeu favores, mordomias e mais de 40 milhões de reais ao ex-presidente

Durante anos, o ex-presidente Lula esforçou-se para manter viva a imagem do homem comum, do político honesto que exerceu o poder em sua plenitude e permaneceu impermeável às tentações. Para os incautos, ele morava até hoje no mesmo apartamento modesto em São Bernardo do Campo (SP) e conservava hábitos simples, como carregar na cabeça uma caixa de isopor cheia de cerveja. Longe dos holofotes, Lula se acostumou com a vida faustosa. Longe dos holofotes, o petista cultivava hábitos sofisticados. Longe dos holofotes, o petista se tornou milionário. E a origem do dinheiro que ele acumulou, em boa parte, está nas empreiteiras acusadas de participar do bilionário esquema de desvio de dinheiro da Petrobras, criado em seu governo. O mito começou a desabar quando as investigações da Lava-Jato revelaram os primeiros sinais de que o ex-presidente, seus filhos, parentes, amigos e aliados estavam todos esparramados de alguma forma na gigantesca bacia da corrupção.

Para além do apartamento de São Bernardo, o Lula mais próximo da realidade havia comprado um apartamento tríplex de frente para o mar do Guarujá, no litoral paulista, e um sítio nas montanhas de Atibaia, no interior do estado. As duas propriedades, porém, nunca estiveram em nome dele. Ambas foram reformadas e equipadas por empreiteiras do petrolão. O sítio, para o qual Lula enviou parte de sua mudança logo após deixar o Planalto, está até hoje em nome de dois sócios de Fábio Luís da Silva, o Lulinha, o filho mais velho do ex-presidente. E o tríplex nunca saiu do nome da OAS, uma das maiores companhias acusadas de distribuir propinas a partidos e políticos em troca de contratos na Petrobras. Em 2015, reportagens de VEJA abriram caminho para o que resultaria na mais constrangedora cena da vida de um político.

(...)"

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/o-triplex-o-sitio-e-a-fortuna

Anônimo disse...

"Planalto recebeu dossiê fajuto para atingir Sergio Moro

Passou pelo governo – e não foi abortada – uma tentativa de atingir o juiz, os promotores e os delegados da Lava Jato.

(...)"

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/planalto-recebeu-dossie-fajuto-para-atingir-sergio-moro?desktop

daniel camilo disse...

Quando a equipe econômica de Collor confiscou o dinheiro da caderneta de poupança de "todos"(teve muita gente que sabia e sacou todo o dinheiro à tempo), eu era solteiro e guardava dinheiro para comprar um veículo novo e de repente perdi tudo. Depois de vários anos recuperei, via judicial, 20% do total confiscado.
Se a inflação voltar igual àquela época, sofreremos terrivelmente. Só quem viveu àquela época sabe as dificuldades que passamos. Os mais pobres são os que mais sofrem.
Oração que faço toda noite, antes de dormir:
Livrai-nos Senhor,
Um dia, do
Lula.
Amém.

Anônimo disse...

A PUXADA DE SACO DA DEPUTADA DO PC DO B DO RJ FOI DE LASCAR. O SAPO CURURU JÁ TÁ PELA BOLA 7 E AINDA APARECE A CAMARADA PARA DIZER QUE ELE ESTÁ TRANQUILO NA HORA QUE ELE QUERIA ENFIAR O PROCESSO NO ORIFÍCIO?
COMUNISTA AJUDA OS OUTROS É ASSIM?

Anônimo disse...

"Ele está muito tranquilo, com muita coragem, muita capacidade de guerrear"

Ô muito tranquilo

Anônimo disse...

Sakamori-sam,
Qualquer pessoa deste mundo numa relação qualquer sendo mentiroso ou mentirosa, ta morto.

Assim se você é marido ou esposa e mente para o seu parceiro, seu casamento já acabou.
Se você você é pai e mente para os filhos, você é um bosta e nunca vai terá o respeito dos filhos.
Se você é funcionario ou patrão numa empresa e mente, nunca vai progredir.

Agora você é presidente de um país e é mentirosa, ladra e trapaceira, acabou o seu governo e coloca o povo nessa merda que é o Brasil atual.

Assim, a unica saída é ir pra rua dia 13/03 e por esse governo pra correr.

Anônimo disse...

Essa turma cara de pau não se assusta com movimentos e passeatas, pois se julga dona do Brasil e acima das leis e das pessoas. Não têm compromisso com o povo e com o país e só se preocupam com eles. O país não se recupera mais. Logo vão trocar o nome, a bandeira, o hino ...

Anônimo disse...

Já não tenho nada no banco nem hei-de ter. Por mim podem fazer as sacanagens que quiserem.

Anônimo disse...

Eles, quem? O povo brasileiro? Então estou avisando esse desbocado: no meu não cabe, mas no seu não tenho tanta certeza!

Anônimo disse...

A desbocada DILMA falou para o Senador DELCIDIO (quando este era seu líder no Senado):

-"Quero que você cuide do Navarro para mim,(escolhido por ela para ministro no STJ)porque não quero ter mais outro filho da p**a como o Fux (primeiro ministro indicado por Dilma ao STF).

Anônimo disse...

"Conheça a "simples" adega que o "pobre metalúrgico" levou do Palácio para o sítio de Atibaia.

O blog Antagonista deste domingo informou que conseguiu fotos exclusivas da famosa adega qie Lula trouxer de Brasília e levou para o sitio de Atibaia.

As fotos foram obtidas nesta sexta-feira pela Polícia Federal, que visitou a área.

Vem mais coisa por aí.

Muito mais.

Isto é só a adega.

O sítio não é seu, segundo o líder do PT.

O blog diz que a adega é "digna de um pobre metalúrgico do ABC, vítima das elites. Ele transportou tudo do Palácio do Planalto para o sítio de Atibaia em 37 caixas.

Diz o blog:

Uma coleção invejável de rótulos de vinhos, organizados por origem e tipo de uva. Há também centenas de garrafas de uísque importado, licores e, claro, muita cachaça.

CLIQUE AQUI para ver mais fotos a adega do pobre metalúrgico do ABC, vítima das elites cruéis e vorazes."

http://polibiobraga.blogspot.com.br/2016/03/conheca-simples-adega-que-o-pobre.html

Anônimo disse...

"CRISE - Analistas preveem confrontos nas ruas e escalada da crise política

Matéria colocada pea Folha de São Paulo como ameaça às instituições democráticas.

A Operação Alethéia, 24ª fase da Lava Jato, que conduziu coercivamente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para depor em São Paulo, deve aprofundar a crise política e acirrar os confrontos entre governistas e oposicionistas, inclusive com episódios de violência nas ruas.

Essa é a hipótese –e preocupação– a que chegaram, por caminhos diferentes, intelectuais ouvidos pela Folha.

"A tendência à violência de rua é muito forte porque existem elementos que podem justificar o discurso de Lula e do PT de que eles são perseguidos", avalia o cientista político Aldo Fornazieri.

"Se, pela via institucional não se vê saída, os conflitos passam a ser resolvidos na rua, o que é muito grave para um país. Mais grave ainda quando o Judiciário é arrastado para dentro do processo de radicalização política."

Para ele, isso se deve a questionamentos feitos à Lava-Jato, como vazamentos supostamente seletivos e o fato de Aécio Neves ter sido citado em delações sem que isso desencadeasse ações. "As autoridades têm de ter muita serenidade para evitar a radicalização do processo político no país".

O filósofo Roberto Romano diz que "se não se assumir uma prudência muito grande, a coisa pode degringolar, o que plantará uma situação ainda mais difícil para a falta de governabilidade que o país já enfrenta atualmente."

Segundo ele, nenhum dos poderes funciona normalmente no momento. "A presidente não consegue governar e está ameaçada de impeachment. O presidente da Câmara virou réu da Lava-Jato. O do Senado pode virar a qualquer momento. E o Ministério Público tem trabalhado a toque de caixa, em ritmo de urgência."

Para Renato Janine Ribeiro, professor de ética e filosofia política e ex-ministro da Educação do governo Dilma, a operação contra Lula foi "abusiva". "Não se trata um ex-presidente da República desse jeito. Ele deveria ter sido convidado a depor primeiro. E isso agrava uma situação política que já era delicada."

"As mesmas pessoas que comemoraram esta ação estariam escandalizadas se a Polícia Federal batesse na porta de Fernando Henrique Cardoso para ele depor sobre a Brasif [empresa que teria sido usada para o envio de recursos de FHC para sua ex-amante]. Não pode haver dois pesos e duas medidas na Justiça."

IMAGEM DE LULA

Para Romano, apesar da operação Aletheia, "o mito Lula vai sobreviver de maneira reduzida àqueles que sempre foram seus fiéis seguidores".

Fornazieri calcula que ela aprofunda o desgaste de Lula e do PT, cuja recuperação depende da capacidade de reação do partido. "O PT tem se mostrado tímido, quase acovardado e, neste episódio, reagiu de forma confusa."

(...)"

http://www.defesanet.com.br/crise/noticia/21744/CRISE---Analistas-preveem-confrontos-nas-ruas-e-escalada-da-crise-politica/

Anônimo disse...

Republica Popular do Brasil? Republica Popular Socialista do Brasil? A bandeira já vi na Volta á França. Só pode ser o PC do B com essa infraestrutura toda.
Concordo consigo quando escrve que turma cara de pau não se assusta com movimentos e passeatas. Só mesmo a tiro de fuzil, pois é isso que fazem quando tomam o Poder.

Anônimo disse...

"LULA JÁ TERIA PLANO DE FUGA E IRIA DEIXAR O BRASIL NESTA MADRUGADA, MAS PF JÁ ESTAVA DE CAMPANA

LULA até que tentou, em um jato particular ele ia sair do Brasil pelo aeroporto de “campo de marte”, mas o toda equipa da PF já estava de campana e LULA foi levado pela LAVA-JATO.

A operação Aletheia da Polícia Federal prenderia o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas a cúpula da Justiça e o núcleo duro da Lava Jato, reunida na Procuradoria Geral da República, decidiu que uma condução coercitiva dele neste momento seria o maisimportante para ele esclarecer a ligação de empreiteiras do ‘Petrolão’ nos gastos no sítio em Atibaia e no apartamento triplex no Guarujá.

A condução coercitiva foi rascunhada no gabinete do PGR Rodrigo Janot na noite desta quinta-feira, quando ele reuniu a força-tarefa dos investigadores de emergência – a Coluna revelou a reunião nesta madrugada."

http://novaordemnews.blogspot.com.br/2016/03/lula-ja-teria-plano-de-fuga-e-iria.html