É o pá de cal que faltava para empresas e empresários brasileiros, deixarem de investir no Brasil e, consequentemente, criarem empregos fora do País. Conforme quer o Governo federal, o Congresso Nacional está prestes a aprovar tributação das empresas "offshore" e fundos de investimentos de grandes fortunas. O Brasil está no olho do furacão!
Como a carga tributária no Brasil é muito alta, além de ser complexa a escrituração contábil, muitas empresas brasileiras e grandes fortunas do País, criam empresas nos países denominados de paraísos fiscais, como Panamá e Singapura para as mercadorias e produtos destinados ao Brasil "passem" pelas suas filiais, tão somente "em cima do papel", para livrarem, pelo menos de parte da alta carga tributária do País.
Aparentemente, a operação "offshore" pode parecer "sonegação" de impostos, mas as empresas brasileiras estabelecidas no País, que competem com empresas em desigualdade de condições, com as empresas chinesas, por exemplo, que em seus países produzem e operam em condições tributárias especiais, são obrigados a operações desse tipo. As empresas "offshore", normalmente isentos da pesada carga tributária, como Panamá e Singapura, "esquentam" as notas para entrar no País, com parte dos lucros deixados naqueles paraísos fiscais. Esta distorção acontece porque a carga tributária no Brasil é muito alta.
Na outra ponta, o Governo federal, vai tributar os Fundos de investimentos, constituídos de ações e participações de empresas e companhias, que já se submeteram à uma das mais altas e complexas cargas tributárias do País. Pois, o Governo federal, quer tributar sobre os dividendos recebidos por estes Fundos de Investimentos, constituídos de empresas que já pagaram os pesados impostos e tarifas, federal, estadual e municipal para produzirem no País. Nos países do Primeiro mundo, há pesada carga tributária apenas na sucessão de fortunas para os respectivos herdeiros. O Governo no Brasil quer tributar as grandes fortunas, de pessoas, ainda em vida, desestimulando os investimentos produtivos no País.
Assim, vocês ficam sabendo o motivo porque as grandes fortunas do País, vivem em paraísos fiscais, no velho continente, usufruindo de qualidade de vida que não se encontra no Brasil. Viver no Palácio da Alvorada com todas contas pagas pelos contribuintes é uma boa alternativa, também.
Ossami Sakamori
Nenhum comentário:
Postar um comentário