quarta-feira, 25 de outubro de 2023

A Gaza está aqui !


Creio que está havendo um pacto de silêncio sobre o episódio que ocorreu na cidade de Rio de Janeiro, na última, segunda-feira, 24 de outubro.  Refiro-me a queima de 35 ônibus que servem à população da região metropolitana daquela cidade.  A grande imprensa prefere mostrar as imagens de destruição da Zona de Gaza, o conflito que ocorre no Oriente Médio. 
     O Governo brasileiro, através do Presidente Lula, se preocupa em dar suporte aos palestinos da Zona de Gaza, contrapondo aos interesses do Israel.  Independente da posição política do Presidente Lula, o Brasil deu costas ao Estado de Israel, defendendo, intransigentemente, aos palestinos da Zona do conflito.  
            A mesma determinação do Presidente Lula em defender os palestinos da Zona de Gaza, falta-lhe a demonstração de apoio à população do Estado de Rio de Janeiro, através de órgãos de segurança do Governo federal, observando, claro, as disposições legais sobre o apoio e ou interferência da União para com os estados.   Ao que parece, o aspecto político, neste caso, do episódio grave do Rio de Janeiro, também, esbarra em aspectos políticos.  O estado do Rio de Janeiro é governado pelo partido da oposição ao do Governo federal, o PL.
            A queima de ônibus no Rio de Janeiro, mais parece ser, guerra de facções de tráfico de drogas do que movimento de oposição ao Governo do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, PL/RJ.   Ligado ao tema de segurança, em outra esfera, na área militar, está em andamento o inquérito sobre o "roubo" de 21 fuzis 0.50, segundo especificação, capazes de derrubar um helicóptero.  Os fuzis teriam sido roubado do Quartel General do II Exército em Guarulhos, estado de São Paulo, pela porta de frente, numa demonstração de conivência dos altos escalões do Exército.
           Por estas e outras razões, o Presidente Lula, PT/SP, deveria demonstrar a sua preocupação, para com os brasileiros, a mesma que demonstra à população da Faixa de Gaza. 
          A foto do topo, não é da Faixa de Gaza, mas sobre o ocorrido na nossa maravilhosa cidade de Rio de Janeiro.  Urge resolver problemas nacionais antes de palpitar sobre os assuntos internacionais.   É a minha opinião.
           Ossami Sakamori            

2 comentários:

Rocio Fanton disse...

Não há interesse político da parte do governo federal em apoiar um governo estadual de oposição.
Por outro lado, apadrinha e dá proteção e incentivo há bastante tempo às facções criminosas do Rio de Janeiro.
Por mais absurdo que possa parecer, o propósito é causar intencionalmente o caos e o terror nas grandes cidades, para instaurar sem resistência, pela opressão popular, o regime ditadorial que está ainda somente nos seus primeiros passos .
É olhar o caminho percorrido pelas nações de regime comunista, vizinhos ou distantes, pra saber o que nos espera.

Anônimo disse...

Aí vem a grande pergunta: ainda temos meios de oferecer resistência, e mais, de restabelecer um governo legitimamente eleito em lugar de um que foi literalmente tomado?