Se empresas brasileiras não querem, as franceses querem investir no Brasil. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nessa quinta-feira, dia 12, em Paris, que a empresa francesa TotalEnergies vai investir R$ 500 bilhões até 2026, na área de energia no País, em pesquisa e exploração de óleo e gás, incluindo as provenientes de eólicas offshore e energia solar. Atualmente, a empresa francesa, é a terceira maior produtora de petróleo do Brasil, com produção diária de 138 mil barris de petróleo e mais de 5,9 milhões de metros cúbicos de gás natural.
A Pruma Logística, empresa brasileira, e a petroleira francesa TotalEnergies assinaram um memorando de entendimento para estudos visando a instalação de bases de apoio logístico no Porto Açu no Estado de Rio de Janeiro para projetos de energia eólica "offshore". Segundo as empresas, a TotalEnergies vai prosseguir estudos de implantação de parques eólicos com até 3GW de potência, em alto-mar, no Estado do Rio de Janeiro.
O Brasil dispõe de extensa costa equatorial, que vai do Rio Grande do Norte ao estado do Amapá em situação favorável para produção de energia eólica no alto mar, produzindo energia elétrica de baixo impacto ambiental. A energia abundante na costa equatorial, poderá ser aproveitado para produção de hidrogênio verde, H2V, para armazenamento e exportação para países europeus.
Brasil é um país pródigo em natureza, com imensidão de recursos naturais, não exploradas, a energia verde, H2V. Somado à energia eólica, a energia solar é abundante, na região semiárido do nordeste brasileiro, que poderá, também, ser utilizada para produção, também, de energia verde, H2V.
Só mesmo uma empresa estrangeira, a francesa TotalEnergies para mostrar aos brasileiros, o imenso potencial de recursos naturais, de pouco impacto ambiental, para substituir a energia poluente, proveniente de petróleo. Isto parece discurso de um ambientalista, mas, não é. O exemplo vem da própria petroleira francesa, que é uma empresa de exploração de petróleo.
Só mesmo os brasileiros não sabem da potencialidade do País.
Acorda, Brasil !
Ossami Sakamori
Nenhum comentário:
Postar um comentário