terça-feira, 25 de junho de 2019

O PIB do 2019 deverá fechar em negativo (-)


O Brasil deverá apresentar o Produto Interno Bruto em retração, isto é, PIB negativo (-) em 2019. Em sendo realista, é o que aponta a tendência baseada nas projeções semanais realizadas pelo Banco Central (BC), desde início do ano.  Pela 17ª vez seguida, o Boletim Focus do BC apresenta a opinião dos economistas que apontam redução no crescimento do PIB do dia de ontem, dia 24. 

Seguindo a tendência, o PIB do ano de 2019 deverá fechar o PIB negativo (-) ou retração da economia.  O último número do Boletim Focus, do dia 24, apresenta crescimento pífio de 0,87%.  O penúltimo número do PIB, do dia 17, indicava um crescimento 0,97%.  Os últimos números já consideram como certa a aprovação da reforma da previdência "desidratada" pela Comissão especial. O projeto ainda segue para aprovação pelo plenário da Câmara dos Deputados.  Após a aprovação na Câmara dos Deputados, o projeto segue para análise e aprovação do Senado Federal. A reforma da previdência deverá ser aprovada pelo Congresso Nacional no mês de setembro, já próximo do fim do ano.

No meio de número pífio de crescimento do número de trabalhadores com carteira assinada, o ministro da Economia Paulo Guedes vai tentar, ainda, aprovar a reforma tributária, em substituição dos atuais complexos e intrincados tributos federais por um único imposto.  Segundo tem notícias, o imposto único viria substituir todos impostos federais no formato do IVA - Imposto do Valor Agregado, já testado em inúmeros países.  A proposta do governo agrada os setores produtivos, no entanto, a sua implementação não é tão simples como parece.  

Diante da incerteza da tributação, que poderá vir com o aumento da carga tributária "embutida", será muito difícil o capital produtivo embrenhar-se em novas plantas industriais ou ampliação das atuais.   O comemorado rompimento do índice Bovespa dos 100.000 pontos e a valorização do real nos últimos dias, não tem consistência.  Considero esta euforia passageira do mercado financeiro como o "voo de galinha", de pequeno alcance. 

Diante do exposto, o PIB do ano de 2019 deverá terminar no terreno negativo (-), isto é, em recessão.  

Ossami Sakamori

Este blog conta com tradutor no topo da página, à direita.

Nenhum comentário: