sábado, 22 de junho de 2019

Brasil do Guedes está maquiado!



Mais uma vez, estou aqui, trazendo minha profunda preocupação sobre a condução da política econômica do ministro da Economia Paulo Guedes. A insensibilidade dos últimos presidentes, Dilma, Temer e agora do presidente Bolsonaro na condução da política econômica que privilegia o capital especulativo em detrimento ao capital produtivo, me deixa desesperançoso sobre o meu País.  Não espero por mais que eu faça esforço, um futuro pujante para o Brasil, ainda em vida.  Estou com 74 anos. 

Antes dos formuladores da política econômica comandada pelo ministro da Economia Paulo Guedes, culpo a grande imprensa e os articulistas econômicos desta.  Os números da economia, medida pelo próprio instituto de pesquisa do governo, o IBGE, mostra um quadro alarmante!  Só não enxerga quem não quer.  O povo brasileiro está refém das opiniões dos jornalistas e articulistas econômicos, que prestam informações com viés a favor do governo, qualquer que sejam elas.  Os influencers vivem num mundo à parte, até porque ganham salários altíssimos pelos serviços pensam estar prestando ao País.  

A política econômica, dita liberal, do ministro Paulo Guedes, está equivocada. Guedes dá prioridade aos preceitos clássicos do FMI - Fundo Monetário Internacional e dos seus suporter, o capital financeiro internacional.  Os investidores financeiros internacionais não é movido pela ideologia, mas tão somente pelo retorno seguro e rentável das suas aplicações.  Guedes atende aos investidores financeiros internacionais, tanto quanto o seu antecessor, o ex-ministro da Economia Henrique Meirelles.  

Olhando pela vista do outro ponto, de encontro com as práticas saudáveis e desenvolvimentistas dos Estados Unidos e do Japão, primeira e terceira economia do mundo, o ministro Paulo Guedes implementa política econômica inversa daqueles países.   Embora diga que é oriundo da famosa Universidade de Chicago, berço do liberalismo econômico, Paulo Guedes dá prioridade ao pagamento de juros da dívida pública a qualquer preço, ao invés de dar prioridade à criação de novos empregos.  Para quem leu minha matéria anterior desta, vai entender o que estou a dizer. 

Se o presidente Jair Bolsonaro não atentar ao grande contingente de desempregados e sub-empregados, que ultrapassam, em muito, os números apresentados pelos ditos articulistas econômicos e pelo seu ministro da Economia Paulo Guedes, o País tem encontro marcado com o "caos social".  Penso que está na hora de enfrentar à realidade do que ficar maquiando os números para enganar a população.  A mentira tem perna curta...

Brasil do Guedes está maquiado!

Ossami Sakamori


2 comentários:

Anônimo disse...

O Brasil vai quebrar num futuro próximo e com a securitização da dívida, os Banqueiros serão os novos "Donos" do Brasil! Salvem o Brasil!

Celia Mancini disse...

Brasil está agonizando