quarta-feira, 26 de junho de 2019

Desinflação no Brasil. Comemorar o que?

Crédito da imagem: Valor


Banco Central do Brasil comemora a prévia da inflação oficial do país referente ao mês de junho.  O IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, anuncia o índice de 0,06% em junho, ante a elevação de 0,35% do mês de maio. O número indica o menor prévia de inflação desde junho de 2006, que apontou deflação de 0,15%.  A equipe econômica do governo comemora o indicador.  Eu pergunto: O que estamos a comemorar?  

Não encontro motivo para comemorações diante do crescente número de trabalhadores fora do mercado de trabalho formal.  A comemorada desaceleração da economia decorre da "falta de consumo" dos desempregados, desalentados, nem-nem e dos subempregados, que somam próximo de 50 milhões dentre 106 milhões da força de trabalho do País.  Outro indicador que passa despercebido é o número de pessoas adultas inadimplentes no comércio que persiste acima de 60 milhões, há pelo menos 3 anos.  Certamente, este contingente de pessoas está fora do consumo, senão apenas para a própria subsistência.  Contrastando com os números apresentados, o número de trabalhadores como carteira assinada não passa de 33 milhões de pessoas.  

A "desinflação" do País, tão comemorada pela equipe econômica é o resultado da falta de "demanda" dos trabalhadores em situações vulneráveis, no sentido próprio da palavra.  Para efeito de estatística do IBGE,  diferente da minha concepção, as pessoas em situações vulneráveis são as pessoas que dependem de auxílio de terceiros para garantirem a sua própria subsistência.  Para efeito de estatística, nem todos desempregados se enquadram nesta categoria.  

O resultado da "desinflação" no Brasil é por falta "demanda" e não pelo resultado de uma política econômica e política monetária acertada.  Estamos a comemorar o equívoco da política econômica e monetária do Paulo Guedes e Campos Neto.  

Ossami Sakamori

É permitido reprodução desta matéria no todo ou parte. 


2 comentários:

Anônimo disse...

O dinheiro está nos caixas dos Bancos rendendo bilhões aos supostos "credores", inclusive da elite brasileira, e enganando o povo com a deflação! O Brasil é um país pixuleco de ladrões!

Anônimo disse...

Os economistas brasileiros são todos hipócritas! Promovem a manutenção do endividamento público em benefício próprio, causando uma transferência de renda, na cara do povo burro e ignorante deste país, para os mais ricos! É um plano macabro e um dos maiores "roubos" na história da economia mundial! Inacreditável!