sexta-feira, 31 de agosto de 2018

PIB mostra tímida expansão (+0,2%) no segundo trimestre


De acordo com o IBGE, o PIB a preços de mercado exibiu tímida expansão de 0,2% no segundo trimestre, vindo de +0,1% (revisado) no trimestre anterior.

O resultado do 2T18 veio algo acima do consenso de mercado (+0,1%) e representou a sexta alta consecutiva do indicador na margem.Destaque positivo para o desempenho trimestral do setor de serviços (+0,3%), influenciado favoravelmente pelas atividades imobiliárias e de informação /comunicação. Os serviços de transportes /armazenagem, por outro lado, tiveram queda de -1,4% no 2T18. O reflexo da greve também foi sentido no PIB industrial, com retração de -0,6% afetada principalmente pelas quedas nas indústrias de transformação e construção.

Sob a ótica da demanda, os gastos do governo tiveram expansão de +0,5% no trimestre, o consumo das famílias variou em +0,1% e os investimentos retraíram em -1,8%. Já as exportações e importações apresentaram recuos de -5,5% e -2,1% na margem, nesta ordem.

Nos últimos quatro trimestres, o PIB teve crescimento de 1,4% sendo que tanto a indústria como os serviços exibiram variação idêntica (+1,4%) ao passo que o PIB Agrícola desacelerou para 2,0% nesta base de comparação.

Nos períodos à frente, avaliamos que a produção agrícola mostrará alguma acomodação (frente as safras recordes do passado recente),ao passo que o juro real ainda baixo, aliado ao discreto crescimento da massa de salários e à depreciação do câmbio real devem preservar o ritmo das atividades secundárias e terciárias no terreno positivo, ainda que bastante modesto.

Após o processo eleitoral e o andamento das reformas econômicas, estes setores podem ganhar maior tração, mas o cenário para a atividade é ainda bastante incerto.













Daniel Xavier, economista-chefe @DMI_Group



Nenhum comentário: