quinta-feira, 16 de agosto de 2018

O PIB mensal está voltando ao normal após a greve dos caminhoneiros



O índice de atividade econômica do Banco Central (IBC-BR), que busca captar os movimentos de curto prazo do PIB oficial (IBGE), teve alta mensal de 3,3% em junho após registrar queda de igual magnitude (-3,3%) em maio. 

Esta recuperação na margem, após a greve dos caminhoneiros, também foi observada nos principais dados de atividade no período, tais como:

a) a pesquisa mensal de serviços (+6,6% em junho), afetada principalmente pelos serviços de transportes;
b) a produção industrial (+13,1%), com destaque positivo para a produção de bens duráveis e;
c) o comércio varejista ampliado (+2,5%), influenciado pelas vendas de automóveis e da construção no mês.

Ou seja, todos os dados em alta frequência apontam para a normalização da atividade econômica em junho após o choque de oferta causado pela paralisação do transporte de cargas (em maio).

Ainda que os serviços e a indústria mostrem alguma acomodação em julho, avaliamos que estes segmentos continuarão em tendência de gradual recuperação ao longo dos próximos trimestres, alinhada com a perspectiva para o PIB como um todo. Isto porque os juros estão baixos, a inflação está ancorada e a massa de salários está em expansão. 

Nossa expectativa é de crescimento ao redor de 1,5% para o PIB do Brasil em 2018, sendo que o PIB do 2T18 deve ter variação levemente acima de zero.

Daniel Xavier, economista-chefe @DMI_group









www.dmigroup.com.br
https://www.linkedin.com/company/dmi-investimentos/

Nenhum comentário: