quinta-feira, 30 de agosto de 2018

A taxa de desemprego continua alta


Segundo o IBGE, a taxa de desocupação cedeu de 12,4% para 12,3% entre junho e julho. Os dados ajustados pela sazonalidade, por sua vez, apontam para estabilidade desta taxa em torno de 12,2% no mesmo período.

Frente a julho de 2017, o indicador recuou em 0,5 pontos porcentuais (p.p.). Nesta comparação, o número de desocupados (12,9 milhões de pessoas) cedeu em -3,4%, ao passo que o de ocupados (91,7 milhões) aumentou em +1,1%, variação superior à da força de trabalho (+0,5%), cujo total é de 104,5 milhões de indivíduos.

Esta expansão da ocupação, ainda assim, tem sido alavancada pelos segmentos informais, com destaque para os trabalhadores sem carteira (+3,4%) e por conta própria (+2,1%). Dentre os ramos formais, por seu turno, a ocupação ainda cresce principalmente nos empregos públicos (+2,7%).
Quanto aos desalentados, que se encontram sem motivação para procurar oportunidades, estes somam 4,8 milhões de pessoas (alta de 18% frente a julho de 2017). Como proporção da população em idade ativa (PIA), este contingente é crescente e está em 4,4%.

Por fim, o rendimento médio real alcançou R$2.205 em julho (+0,8% anual). Sua dinâmica, juntamente com a da ocupação, contribuiu para expandir a massa de salários para R$197,2 bilhões no mês, alta de +2,0% na comparação anual.

Em resumo, o patamar corrente de desemprego é bastante elevado frente ao seu padrão histórico e evidencia a alta ociosidade hoje existente no mercado de trabalho. Com isso, a inflação subjacente do IPCA tem se mantido em patamar confortável.









Daniel Xavier, economista-chefe @DMI_Group,

Nenhum comentário: