sábado, 18 de agosto de 2018

Acorda, Brasil !

Crédito de imagem: Globo

O IBGE aponta como o total de pessoas que nem trabalham e nem procuram vagas de trabalho o número mais do que impressionante, 65,6 milhões, o maior já registrado na série histórica.  Ainda segundo o próprio IBGE, 40,6% dos ocupados, ou cerca de 37 milhões, são trabalhadores informais ou estão próximos da informalidade. Estes últimos, são empregados sem carteira, doméstico sem carteira, conta própria sem CNPJ, empregador sem CNPJ e empregos doméstico auxiliar.  No entanto,  a "taxa oficial" de desempregado pelo o Pnad Contínua caiu para 12,4% ou 13 milhões de trabalhadores no trimestre encerrado no dia 31 de julho , por meio de Pnad Contínua. 

Os números, à primeira vista, parece contrastante, mas não é.  A medição de índice de desemprego  aplicado no Pnad Contínua obedece critérios aceitos internacionalmente.  Para se ter ideia, pelo mesmo critério, o índice de desemprego nos Estados Unidos está abaixo de 4%, enquanto no Brasil está em 12,4%.  O índice de 4% é considerado pelo governo americano como o mínimo aceitável, independente de partidos, seja Republicanos ou Democratas.  No Brasil, sempre considerou como aceitável o índice de 6%, muito longe de ser alcançado. 

O próprio IBGE apresenta o número de 12 milhões de pessoas desalentados.  Os desalentados são pessoas que são considerados como força de trabalho mas não saem para procurar emprego.  Os motivos para que os  desalentados não procurem o emprego são as mais diversos.  Primeiro é a própria oferta de empregos; segundo é por falta de dinheiro para pagar passagem de ônibus para sair à procura de empregos.  O termo utilizado pela estatística, o "desalentado", traduz por si só o estado de espírito deste contingente de pessoas.

Outro número impressionante é o contingente de pessoas na informalidade ou próximo de informalidade.  São 37 milhões de pessoas que trabalham como biscateiros ou trabalhos menos que 44 horas semanais.  São pessoas que vivem de "biscate".  

Contrastando com os números desalentadores, o número de trabalhadores com carteira assinada em diversos segmentos: funcionários públicos, trabalhadores de empresas de pequeno porte, trabalhadores de agronegócios e trabalhadores das indústrias,  representam não mais que 34 milhões de trabalhadores.  Grosso modo, um trabalhador com carteira de trabalho assinado carrega nas costas outros 65,6 milhões em diversas situações. 

Diante do quadro exposto, é fácil diagnosticar o motivo pelo qual o número de inadimplentes no comércio é alto no Brasil.  Segundo Serasa Experians, 62 milhões e segundo SPC, 63 milhões de pessoas estão com o "nome sujo" no comércio.  Não temos mágicas a produzir.  Para diminuir o número de inadimplentes no comércio, somente criando novos empregos formais, com carteira assinada! 

Única saída para o Brasil é estabelecer uma política econômica consistente visando criar novos empregos formais, nas indústrias, nos agronegócios e nos setores de serviços.   A política econômica que me refiro não pode ser apenas um "ideário liberal" ou um "ideário conservador".  Só mesmo uma política econômica e política monetária forte e robusta para poder tirar o País do buraco que se meteu.  Nenhuma "bravata", de qualquer que seja o presidenciável, levará o País ao desenvolvimento sustentável.  O buraco está muito mais para baixo!  

Acorda, Brasil !

Ossami Sakamori

2 comentários:

Ivan Figueiredo disse...

Ótima análise e ótimo ALERTA...
Concordo muito com a sua conclusão que copio a seguir:
“Única saída para o Brasil é estabelecer uma política econômica consistente visando criar novos empregos formais, nas indústrias, nos agronegócios e nos setores de serviços. A política econômica que me refiro não pode ser apenas um "ideário liberal" ou um "ideário conservador". Só mesmo uma política econômica e política monetária forte e robusta para poder tirar o País do buraco que se meteu. Nenhuma "bravata", de qualquer que seja o presidenciável, levará o País ao desenvolvimento sustentável. O buraco está muito mais para baixo!
Acorda, Brasil !
Ossami Sakamori”

Samurai disse...

MEU CARO SAKAMORI, FIQUEI MUITO FELIZ EM CONHECER SEU BLOG, E MAIS AINDA COM O SEU VIÉS POLÍTCO E CLARAMENTE PREOCUPADO COM O POVO BRASILEIRO, ESTAMOS NO MESMO BARCO .. MEU EMAIL ATUAL É airtonmelo46@gmail.com E TAMBÉM CRIEI UM BLOG DE ESTÓRIAS VIVIDAS POR MIM RSRSRSR coletaneasdeumsamurai.blogspot.com VISITE-O E VAI RIR MUUITO... MEU ZAP É 11 992124222 ME ADD .......VAMOS NOS REVER... ESTOU COM VÁRIOS PRODUTOS ALTERNATIVO, AÇÕES DO BESC PRECATÓRIOS ETC... ME CONTATA POR FAVOR...SINCERAMENTE AIRTON MELO AQUELE HOMEM QUE TE VENDEU UM MONTE DE PAPEIS DA DÍVIDA INTERNA BRASILEIRA EM SÃO PAIULO RSRSRS