quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Rodrigo Maia, primeiro ministro!

Crédito da imagem: Estadão

Após rejeição pelo plenário da Câmara a segunda denúncia contra presidente Temer, com placar menor que a primeira, o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia ganha corpo. Muita gente torce o nariz, mas a realidade é inexorável, sobretudo Maia ocupando a função de substituto natural do presidente Michel Temer na sua ausência ou na sua falta. Para corroborar com o novo ambiente político, ontem, o presidente Temer teve que ser internado às pressas para resolver problema de saúde.

O povo brasileiro tem trauma com as doenças dos presidentes da República após a morte do presidente eleito Tancredo Neves. Tancredo Neves morreu no Hospital do Exército acometido que foi de diverticulite no intestino. Antes, no regime militar, o presidente Artur da Costa e Silva morreu de derrame cerebral em pleno exercício da sua função. A doença do presidente Michel Temer, segundo boletim médico, é apenas obstrução urinária com hiperplasia do próstata, mas a trauma do povo continua.

Com a defecção na base aliada em relação à votação da primeira denúncia, o cacife político do presidente Michel Temer diminuiu. No vácuo do poder efetivo e somado à doença do Temer, embora de pouca gravidade, ascende como protagonista no cenário político conturbado o nome do deputado Rodrigo Maia, atual presidente da Câmara dos Deputados e sucessor natural do presidente Temer na linha direta. 

Rodrigo Maia tem manisfestado à grande imprensa que o dia seguinte da votação da denúncia do presidente Temer vai debruçar-se na votação de reformas estruturantes de inciativa do Congresso Nacional nos pontos que não exija quorum de Emenda Constitucional. Prevê o deputado Rodrigo Maia de que fará "dobradinha" com o ministro Meirelles para tocar reforma tributária e reforma da previdência "desidratada". Para viabilizar o objetivo conta com o apoio do presidente do Senado Eunício de Oliveira do PMDB. 

A nova configuração política funcionaria "como se fosse parlamentarismo" com Rodrigo Maia como primeiro ministro, sem pasta. Dentre meus leitores, a maioria vai torcer o nariz. Fazer o que? A realidade nos impõe a nova configuração das forças políticas. Isto é inexorável !

Rodrigo Maia será o "primeiro ministro", sem pasta!

Ossami Sakamori



5 comentários:

HS Naddeo disse...

Esse parlamento às avessas não pode resultar em nada que não seja um país ainda mais conturbado do que já está. Ontem o corporativismo venceu a sensastez mais uma vez num congresso corrupto no qual mesmo deputados que votaram contra Temer não o fizeram pelo crime que ele foi denunciado, mas para tornar ainda mais frágil sua já combalida presidência.

Anônimo disse...

Correção Tancredo morreu Tirovirgulite

Nao vou pagar a Divida com a fome do povo Brasiliero
Trancredo Neves

Anônimo disse...

Seu Saka,

Zoneou tanto ao ponto de virar um presidencialismo parlamentarista?

joao trindade disse...

Uma das leis de Murphy diz : ¨Quando uma coisa tende a não dar certo, não dará mesmo...¨
Outra, do mesmo autor diz :¨Quando uma fatia de pão com manteiga cai é o lado com a manteiga que vai para o chão...¨
O texto do nobre professor é auto-explicativo!

Daniel Camilo disse...

O que falta para a população brasileira é o espírito de combatente. O povo é manso, humilde, sem auto estima, cabisbaixo, e desse jeito acaba apanhando quieto, sem reclamar.