terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Ford é apenas a ponta de um grande "iceberg"

 


Ontem, a grande imprensa ocupou todo o espaço para noticiar o fechamento das fábricas da montadora Ford do Brasil, após 101 anos de história no País.  Ficou a pergunta sem resposta. Será problema pontual de uma montadora?  Será problema do setor automobilístico no Brasil?  Será problema do setor industrial? Ou mesmo problema do ambiente econômico que o País oferece aos investidores?  Na minha opinião é tudo um pouco de cada pergunta.  No entanto, o fechamento da fábrica da Ford vai provocar efeito cascata no setor industrial.  O fechamento das fábricas da Ford é apenas a ponta de um imenso "iceberg".

No dia 3 de outubro do ano passado, 2020, escrevi Brasil está quebrado! , onde abordo o problema do Orçamento Fiscal do País ou dos "rombos fiscais" do governo federal.  O endividamento público bruto está ao redor do tamanho do PIB - Produto Interno Bruto ou tudo que o Brasil produz no ano.  E, continua ano atrás de ano, produzindo déficit fiscal ou o "rombo fiscal", o dinheiro que a arrecadação de tributos não cobre a despesa do governo.  
No dia 18 de novembro de 2020, escrevi que O PIB de 2020 será negativo em 4,5% , muito em consequência da pandemia Covid-19. No entanto, nem todo culpa é da pandemia.  O governo injetou na economia, além do Orçamento Fiscal de 2020, cerca de R$ 600 bilhões, segundo o governo, para reativar a economia, incluído subsídios indiretos às montadoras como a Ford.  No entanto, apesar do esforço do governo, o PIB fechou no negativo.  Isto, no Brasil, agravado pelo fato de o País estar em "depressão econômica" desde crise iniciada em 2015, primeiro ano do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff.
No dia 1º de dezembro de 2020, escrevi que A reforma tributária não será votada em 2020 . A reforma tributária e ou simplificação tributária é antiga reivindicação do setor empresarial, inclusive das montadoras e toda cadeia produtiva do setor.  E pelo andar da carruagem, nem será prioritária da agenda do governo e do Congresso Nacional.
No dia 5 de janeiro deste ano, 2021, escrevi a matéria que dizia respeito diretamente ao setor automotivo: A prudência é receita para 2021 . Por tudo que escrevi, vocês podem notar que o anúncio do fechamento das fábricas da Ford, não é nenhuma novidade para os empresários brasileiros. 
Infelizmente, só o ministro Paulo Guedes da Economia não tem enxergado os problemas estruturais do País, preocupado que está em cuidar, tão somente, das medidas que trazem popularidade ao presidente da República, como "auxílio emergencial" e outras benesses. 
Como disse no início desta matéria, o fechamento das fábricas da montadora Ford é apenas a ponta de um "iceberg".  Se o presidente da República não levar a sério os problemas estruturantes que o País necessita resolver, literalmente, o Capitão e seus tripulantes vão levar o Brasil à colisão ao imenso "iceberg" formada pela ignorância e insensatez.  Ainda há tempo de salvar o País.  Basta querer!

Ossami Sakamori

Nenhum comentário: