O Banco Central revisa a estimativa do crescimento do PIB do Brasil de 2020 em 4,5% negativo ou seja o País vai regredir a sua produção em valor menor do que o ano de 2019. Prevê também a inflação terminar o ano em 3,81%. A estimativa do PIB brasileiro acompanha os dos maiores economia do mundo. O reflexo, é claro, da pandemia "coronavírus".
O Brasil vem sofrendo depressão econômica, desde 2015, quando naquele ano, o PIB teve decréscimo de 3,8%. O recuo do PIB em 2016, foi de 3,5%. Os crescimentos do PIB nos anos 2017, 2018 e 2019 foram, respectivamente, 1,3%, 1,3% e 1,1%, fechando o PIB do Brasil no final do ano passado em R$ 7,3 trilhões. Como podem ver, o PIB de 2020, grosso modo, deve terminar com o recuo de 8% em relação ao PIB de 2014. O resultado é que, o Brasil está produzindo 8% menos do que há 6 anos. Não se pode "debitar" a brutal recessão tão somente à esquerda brasileira. Em 2016, a administração federal passou para o Michel Temer, PMDB/SP.
É certo que a pandemia pegou o Brasil, justamente, quando o País ensaiava o crescimento econômico com o novo presidente da República e com o novo ministro da Economia. Tentativa de recuperação econômica, ainda em 2020, foi feita. O Brasil gastou, até hoje, cerca de R$ 800 bilhões, extra Orçamento Fiscal de 2020, sob rubrica de Orçamento de Guerra. No momento, nos bastidores, o governo tenta prorrogar o Orçamento de Guerra para 2021, na tentativa de fazer voltar o crescimento econômico. O empecilho para aumento de gastos públicos está na Emenda do teto dos gastos públicos, que limita os gastos em Orçamento Fiscal de 2016, corrigido pela inflação do período.
O Brasil, está em situação de endividamento público muito grave. O endividamento público, sobretudo com os gastos do Orçamento de Guerra, ultrapassa ligeiramente o PIB - Produto Interno Bruto do país. O PIB é tudo que o País produz, incluído as despesas do próprio governo. Resumindo, o Tesouro Nacional deve ao mercado financeiro nacional e internacional valor equivalente a tudo que produz e gasta no ano. O Brasil nem consegue pagar os juros da dívida pública, muito menos o principal. Os vencimento do principal e juros são "rolados" ou postergados. Se o Brasil fosse uma empresa privada, estaria em "estado de falência".
Não será o Paulo Guedes e nem tão pouco a vontade do presidente da República que vai tirar o Brasil do buraco que se meteu. Chegou o momento de todos os atores da economia, se reunirem na mesa para elaborar um "pacto nacional" para tirar o Brasil da situação que se encontra.
O PIB do Brasil será "negativo" 4,5%, segundo Banco Central.
Ossami Sakamori
Um comentário:
Consider the best brand Convection, Solo, Grill Microwave Oven in India under 5000 to
15000. best microwave oven under 10000
Postar um comentário